Bioma Caatinga sob a perspectiva de estudantes residentes em áreas rurais

Autores

  • Marleide Gomes da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada
  • Alexsandro Bezerra Correia Bilar Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada
  • Rejane Magalhães de Mendonça Pimentel Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.24221/jeap.2.2.2017.1189.160-166

Palavras-chave:

Conservação da biodiversidade, educação ambiental, sustentabilidade.

Resumo

A Caatinga possui rica biodiversidade e grande relevância para a qualidade ambiental e o equilíbrio ecológico do Brasil, porém vem sofrendo considerável degradação através de ações antrópicas; a educação ambiental é um importante instrumento de preservação desse bioma. Foi realizada uma pesquisa exploratório-descritiva com estudantes do ensino médio residentes em áreas rurais visando: i- identificar as principais atividades realizadas por eles mesmos ou por seus familiares, na região onde vivem, que são consideradas prejudiciais à vegetação de Caatinga; e ii- averiguar de que forma esses discentes avaliam a sua relação de coexistência com esse bioma. A análise qualitativa dos dados demonstrou que os alunos entendem sua relação com a Caatinga como pouco harmoniosa, inclusive reconheceram que queimadas e desmatamentos foram praticados por eles ou seus parentes. Além disso, constatou-se a deficiência de práticas de ensino-aprendizagem de educação ambiental na escola estudada, dificultando a conscientização ambiental de seus frequentadores.Palavras-Chave: Conservação da biodiversidade, educação ambiental, sustentabilidade.

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Biografia do Autor

Marleide Gomes da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada

Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade no Semiárido pela UFRPE.

Alexsandro Bezerra Correia Bilar, Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada

Professor Assistente Curso de Administração da UFRPE/UAST, Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA/UFPE

Rejane Magalhães de Mendonça Pimentel, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Associada Departamento de Biologia. Doutora em Botânica.

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Publicado

2017-05-02

Como Citar

Silva, M. G. da, Bilar, A. B. C., & Pimentel, R. M. de M. (2017). Bioma Caatinga sob a perspectiva de estudantes residentes em áreas rurais. Journal of Environmental Analysis and Progress, 2(2), 160–166. https://doi.org/10.24221/jeap.2.2.2017.1189.160-166