A Química no Contexto da Educação Especial: O Professor, O Ensino e a Deficiência Visual

Autores

  • Wanderson Diego Andrade da Silva Colégio Estadual Liceu de Iguatu Dr. José Gondim
  • Mônica Maria Siqueira Damasceno Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Juazeiro do Norte

Palavras-chave:

Ensino de Química. Deficiência Visual. Professores.

Resumo

Apenas recentemente, após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em 1996, a Educação Especial começou a ter visibilidade e a ganhar pesquisas relacionadas à educação das pessoas com deficiência. Assim, este artigo buscou analisar como tem sido o ensino de Química para alunos com deficiência visual (cegueira e baixa visão) no ensino médio em uma escola pública de um município no interior do Ceará. Para tal, utilizou-se de entrevistas realizadas individualmente com professores de alunos com deficiência visual, gravadas em formato de áudio e analisadas a partir da técnica de análise de conteúdo. Os dados obtidos apontaram para a necessidade da adaptação de materiais na disciplina de Química, e para uma formação de professores que valorize a diversidade na escola.

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Publicado

2017-04-18

Como Citar

Silva, W. D. A. da, & Damasceno, M. M. S. (2017). A Química no Contexto da Educação Especial: O Professor, O Ensino e a Deficiência Visual. Revista Debates Em Ensino De Química, 1(1), 20–28. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1261

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa