As Dificuldades de Compreensão sobre o Conceito de Solução Representado em Nível Microscópico por Estudantes Latino Americanos

Autores

  • Gustavo Bizarria Gibin Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Palavras-chave:

Modelos Mentais, Soluções Aquosas, Níveis de Representação.

Resumo

Os estudantes geralmente têm dificuldades na elaboração de modelos sobre conceitos ou fenômenos químicos em nível atômico-molecular, nos diferentes graus de ensino, desde a educação básica até a pós-graduação. Portanto, é importante investigar esses modelos e compreender as dificuldades que os estudantes podem apresentar. O objetivo da pesquisa foi analisar como os estudantes de cursos de engenharia da UNILA relacionam representações atômico-moleculares de soluções aquosas com o conceito de concentração e se conseguiam definir os solutos e solventes representados no sistema. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário escrito em que os estudantes fariam interpretações sobre imagens que representam o nível atômico-molecular. Foi observado que a maior parte dos estudantes teve dificuldades para relacionar as imagens com a concentração das soluções e para determinar as identidades de solutos e solventes nos sistemas. Como implicação para o ensino, seria interessante utilizar imagens, animações, modelos físicos ou virtuais para ensinar o conceito de concentração química, pois pode auxiliar a compreensão dos estudantes sobre este tema.

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Publicado

2017-04-18

Como Citar

Gibin, G. B. (2017). As Dificuldades de Compreensão sobre o Conceito de Solução Representado em Nível Microscópico por Estudantes Latino Americanos. Revista Debates Em Ensino De Química, 1(1), 72–81. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1266

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa