Objeto de Aprendizagem para Abordar Conceitos de Cinética Química por meio de Resolução de Problemas

Autores

  • Geraldo Alexandre da Silva Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Márcia Gorette Lima da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Cinética Química, Objetos de Aprendizagem.

Resumo

Este estudo envolve a elaboração de um objeto de aprendizagem para abordar conteúdos relacionados à cinética química por meio da estratégia de ensino baseado na resolução de problemas. Para dar suporte teórico ao desenvolvimento deste produto foi realizado levantamento de pesquisas sobre a estratégia de ensino nos últimos 30 anos e das características, definições e aplicações dos objetos de aprendizagem. Elaboramos um aplicativo desenvolvido em Action Script no Macromedia Flash 8, tendo como cenário uma fazenda produtora de polpa de açaí. O produto foi aplicado e validado por licenciandos em química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A avaliação revelou inicialmente como aspecto negativo a linguagem utilizada nos textos, a qual foi reconstruída a partir destes argumentos e os aspectos positivos sinalizaram a própria acessibilidade e contextualização dos conceitos químicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-04-18

Como Citar

Silva Júnior, G. A. da, & Silva, M. G. L. da. (2017). Objeto de Aprendizagem para Abordar Conceitos de Cinética Química por meio de Resolução de Problemas. Revista Debates Em Ensino De Química, 1(1), 82–93. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1272

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa