O Papel das Imagens Fotográficas no Processo de Construção do Conhecimento em Sala de Aula de Química

Autores

  • Tânia Cristina Vargas Sana Universidade de São Paulo
  • Dirceu Donizetti Dias de Souza Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
  • Agnaldo Arroio Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Educação química. Imagens. Fotografia.

Resumo

A educação contemporânea brasileira tem sido posta à prova desde as atividades de rotina nas salas de aula até os processos de avaliações nacionais e internacionais. Nestes movimentos argumenta-se a favor de atividades mais dinâmicas, interdisciplinares, contextualizadas e apoiadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Neste sentido este artigo se propõe a apresentar e discutir uma estratégia na qual se articula a produção de imagens fotográficas durante a modelagem física de um aparato escolar científico denominado Pilha de Daniell. Metodologicamente as imagens fotográficas foram analisadas a partir de uma taxonomia adaptada, complementando-se com entrevistas semiestruturadas e questionários. Os resultados indicam que a estratégia proposta aperfeiçoa a compreensão do conteúdo temático, bem como o interesse e a motivação para o trabalho, entretanto, também revela a necessidade de se promover a alfabetização visual nas aulas de Química/Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Cristina Vargas Sana, Universidade de São Paulo

Tânia Cristina Vargas Sana1 Dirceu Donizetti Dias de Souza2 Agnaldo Arroio3 (vargastania@ig.com.br)

Downloads

Publicado

2017-04-18

Como Citar

Sana, T. C. V., Souza, D. D. D. de, & Arroio, A. (2017). O Papel das Imagens Fotográficas no Processo de Construção do Conhecimento em Sala de Aula de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(1), 5–17. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1274

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.