Relações entre Concepções Teórica e Aplicações Metodológicas da Pesquisa no Ambiente Escolar de Professores da Educação Básica de Ensino

Autores

  • Édila Rosane Alves da Silva Universidade Federal do Pampa
  • André Luís Silva da Silva Universidade Federal do Pampa
  • Paulo Rogério Garcez de Moura Universidade de Cruz Alta
  • Izabel Rubin Cocco Instituto Estadual de Educação Prof. Annes Dias

Palavras-chave:

Pesquisa, Concepções Teóricas e Metodológicas, Professores da Educação Básica.

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da componente curricular Cotidiano Escolar: estágio de observação, do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Apresentou como público-alvo três professores atuantes na Educação Básica do município de Caçapava do Sul/RS, nas áreas de Ciências e Matemática. Como objetivo central, se procurou verificar as principais concepções desses professores em relação aos aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa em seu ambiente escolar. A coleta de dados ocorreu sob a aplicação de dois questionários, um no início e outro ao final do processo, intercalados pela observação direta de suas aulas, e foram respondidos pelos próprios professores observados. Após análise de suas respostas, verificou-se que concepções teóricas adequadas referentes ao tema não representam garantias de sua utilização em seus aspectos metodológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Rogério Garcez de Moura, Universidade de Cruz Alta

Édila Rosane Alves da Silva1 André Luís Silva da Silva2 Paulo Rogério Garcez de Moura3 Izabel Rubin Cocco4 (edilaas@hotmail.com)

Downloads

Publicado

2017-04-18

Como Citar

Silva, Édila R. A. da, Silva, A. L. S. da, Moura, P. R. G. de, & Cocco, I. R. (2017). Relações entre Concepções Teórica e Aplicações Metodológicas da Pesquisa no Ambiente Escolar de Professores da Educação Básica de Ensino. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(1), 73–82. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1281

Edição

Seção

Especial EDEQ

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)