Jogo e Processo de Participação em Aulas de Química Orgânica

Autores

  • Gabriela Farah Dias Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá
  • Cássia Curan Turci Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Waldmir Araújo Neto Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Jogo, Engajamento, Química Orgânica.

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa situada em um mestrado profissional (PEQui – UFRJ), com o objetivo de produzir um jogo voltado para situações de ensino com foco na química orgânica, tendo como marco teórico a função engajamento que pode ser produzida a partir de situações dessa natureza. Apresenta-se um levantamento da literatura acerca da função engajamento em jogos voltados para atividades educativas e as características do jogo desenvolvido. O jogo considera situações de perguntas e respostas sobre compostos da química orgânica, organizados em cartões que são distribuídos aos participantes. O objetivo do jogo é descobrir a substância, dentre um conjunto finito de possibilidades, tendo-se em vista tanto suas características de estrutura e propriedades, quanto sua presença em contextos sociais e culturais. Os resultados obtidos com a aplicação do jogo demonstram que a obtenção da função engajamento pode se correlacionar com o envolvimento dos participantes do jogo no seleção de regras. Outro aspecto indicado como resultado como resultado desta pesquisa e que se alinha a outras posições da literatura é a de que o jogo não deve ser concebido como uma atividade que atinja todos os seus participantes, as decorrências idiossincráticas de cada participante são determinantes, em conjunto com as potencialidades do jogo em si, para a função engajamento.

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Publicado

2017-04-18

Como Citar

Dias, G. F., Turci, C. C., & Araújo Neto, W. (2017). Jogo e Processo de Participação em Aulas de Química Orgânica. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(2 ESP), 93–103. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1302

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa