Autódromo Alquímico: O Uso de Jogos no Ensino de Química à Luz da Teoria de Vygotsky e Análise de Conteúdo

Autores

  • Eliana Morais de Santana Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Autódromo Alquímico, Teoria de Vygotsky, Análise de Conteúdo.

Resumo

Essa comunicação possui o objetivo de analisar um jogo didático intitulado Autódromo Alquímico e como esse tipo de metodologia pode contribuir para o Ensino de Química. A análise foi realizada na perspectiva do método de análise qualitativa, sendo desenvolvida nos moldes do estudo de caso. O Referencial Teórico utilizado é baseado em Vygotsky (2007) e Elkonin (1998). Os colaboradores do trabalho foram alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular da cidade de Itabuna no estado da Bahia. A obtenção dos dados foi realizada através de análises diagnósticas com perguntas abertas e transcrição de filmagens, sendo tratados com a utilização de ferramentas da análise de conteúdo. Os dados encontrados demonstraram existir uma relação direta entre a aplicação da atividade lúdica e um maior interesse de conhecimentos científicos mesmo após a atividade, ficando evidente que o jogo é o meio e não o fim do processo.

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Publicado

2017-04-18

Como Citar

Santana, E. M. de. (2017). Autódromo Alquímico: O Uso de Jogos no Ensino de Química à Luz da Teoria de Vygotsky e Análise de Conteúdo. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(2 ESP), 128–139. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1306

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa