O Ensino de Química Frente à Experimentação: Conhecendo Diferentes Realidades

Autores

  • Nínive Matias Rodrigues Silva E. E. F. Perpétuo do Socorro
  • Wanderson Diogo Andrade da Silva E. E. M. Antônio Albuquerque de Souza Filho
  • Neidimar Lopes Matias de Paula Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Palavras-chave:

Experimentação, Ensino de Química, Professores

Resumo

O presente estudo é um recorte monográfico de um Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Química do IFCE – campus Iguatu em junho de 2015, que objetivou compreender a percepção de professores do ensino médio de duas instituições públicas, uma estadual e outra federal, sobre a experimentação como ferramenta colaboradora no processo de aprendizagem para os alunos do ensino médio. Em uma abordagem qualitativa, a pesquisa desenvolveu-se com dois professores da instituição estadual e três da federal. Os dados foram coletados através de um questionário estruturado e submetidos, posteriormente, à análise de conteúdo. Os resultados apontam uma diferenciação na prática pedagógica dos professores de ambas as instituições. Embora, a instituição federal possua um laboratório de Química bem estruturado, detectou-se que dificilmente este é utilizado. Já na estadual, o laboratório possui estrutura bem inferior e poucos materiais, mas as atividades experimentais são realizadas frequentemente. Todos os professores da federal são mestres ou doutores na área da Química, porém, a maioria não possui licenciatura, tem pouco tempo de experiência docente e a maioria deles nunca realiza atividades experimentais com os seus alunos, apesar de afirmar que tais atividades podem melhorar a aprendizagem. Especialmente entre os professores que não possuem licenciatura, há uma visão simplista e reducionista sobre a experimentação, cuja finalidade, para eles, é mais a de ‘provar na prática o que se vê na teoria’ do que desenvolver e estimular a aprendizagem dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-04-18

Como Citar

Silva, N. M. R., Silva, W. D. A. da, & Paula, N. L. M. de. (2017). O Ensino de Química Frente à Experimentação: Conhecendo Diferentes Realidades. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(2), 70–78. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1316

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.