Da formação à atuação: obstáculos do tornar-se professor de Química

Autores

  • Thiago Henrique Barnabé Corrêa Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Roseli Pacheco Schnetzler Universidade Metodista de Piracicaba

Palavras-chave:

Professor Iniciante de Química, Formação e Constituição Docente, Desenvolvimento Profissional.

Resumo

Partindo da premissa de que o primeiro contato com a carreira docente pode evidenciar inúmeras necessidades formativas e apontar a fragilidade das grades curriculares dos cursos de licenciatura, este artigo tem como objetivo evidenciar os dilemas da iniciação à docência em Química, relacionando-os com a formação inicial. Nesse viés e subsidiados pelo depoimento de cinco professores iniciantes de Química, buscamos promover um diálogo com a literatura e analisar, por seguinte, as lacunas da licenciatura em Química, além de discutir os possíveis caminhos para a superação desses reveses. É nesta ótica que as experiências e os relatos de professores se tornam objeto de investigação que podem contribuir para a melhor compreensão da complexidade do trabalho docente.

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Publicado

2017-05-27

Como Citar

Corrêa, T. H. B., & Schnetzler, R. P. (2017). Da formação à atuação: obstáculos do tornar-se professor de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(1), 28–46. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1356

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa