Análise da inserção da educação ambiental (EA) no ensino básico na cidade de Caruaru-PE: Uma abordagem no ensino de Química

Autores

  • Maria Aparecida Batista Universidade Federal de Pernambuco
  • Roberto Araújo Sá Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Formação Inicial, Ensino de química.

Resumo

Esta pesquisa pretende discutir a inserção da Educação Ambiental (EA) nas práticas de ensino das escolas públicas estaduais da cidade de Caruaru/PE e na formação de professores de química da UFPE/CAA. O estudo foi realizado através de análises das concepções e práticas de professores e gestores de três escolas que possuem regime integral e semi-integral, além da análise dos Projetos Políticos Pedagógicos – PPPs. Conscientes da importância do currículo escolar para a prática docente buscou-se analisar também, como a temática está inserida na formação inicial de professores de química da UFPE/CAA, através de suas concepções. Para a coleta dos dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada com docentes e gestores do ensino básico e questionário por meio da escala Likert para os licenciandos. Os resultados apontam que os professores possuem duas concepções em relação à EA, a primeira conservacionista e a segunda está restrita a abordagem da EA no ensino de ciências. Para os discentes do curso de química, os resultados demonstram que possuem uma visão positiva quanto a EA, porém desconhecem a obrigatoriedade da temática no currículo escolar. Estes dados possibilitam-nos refletir sobre a qualidade dos manuais concernentes à Educação Ambiental, uma vez que a formação inicial, apesar de caminhar para uma EA inovadora, ainda persiste em uma perspectiva conservadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Araújo Sá, Universidade Federal de Pernambuco

ANÁLISE DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL(EA) NO ENSINO BÁSICO E SUPERIOR NA CIDADE DECARUARU-PE: UMA ABORDAGEM NO ENSINO DEQUÍMICA

Downloads

Publicado

2017-05-27

Como Citar

Batista, M. A., & Sá, R. A. (2017). Análise da inserção da educação ambiental (EA) no ensino básico na cidade de Caruaru-PE: Uma abordagem no ensino de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(1), 107–133. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1361

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.