A Ciência Química na Percepção de Estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental

Autores

  • Ana Rutz Devantier Reinke Universidade Federal de Pelotas
  • Fábio André Sangiogo Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Química no ensino fundamental, visão de Química.

Resumo

Com base na compreensão de que o conhecimento científico deve permear os níveis da Educação Básica e que a área de Ciência da Natureza contempla conhecimentos específicos da Química, o objetivo deste trabalho é identificar e discutir o que e como estudantes do 6º ao 9º ano de uma Escola Estadual de Pelotas/RS entendem por Química. A pesquisa partiu de questionários respondidos pelos estudantes e analisados com base na análise de conteúdo.Como resultados podemos afirmar que os estudantes participantes da pesquisa: identificam (ou não) a Química no seu cotidiano; expressam visões caricatas que permeiam a mídia; relacionam a Química como uma disciplina, com conteúdos, práticas experimentais e práticas específicas. Essas visões de Ciência e relações sobre a Química possibilitam traçar estratégias de ensino, que visam discutir essas percepções prévias e assim facilitar a construção de novos conhecimentos a serem trabalhados na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Rutz Devantier Reinke, Universidade Federal de Pelotas

)

Downloads

Publicado

2017-09-01

Como Citar

Reinke, A. R. D., & Sangiogo, F. A. (2017). A Ciência Química na Percepção de Estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(2 ESP), 178–193. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1621

Edição

Seção

Especial EDEQ