De Chico Mendes à Pirajubaé: Perspectivas para o Ensino de Química no Contexto do Resex

Autores

  • Anelise Maria Regiani Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maísa Oliveira Signor Universidade Federal de Santa Catarina
  • Danielly de Souza Nóbrega Instituto Federal do Acre

Palavras-chave:

resex, conhecimento tradicional, educação humanística

Resumo

A partir de breve descrição analítica das realidades de duas Resex, Chico Mendes (Acre) e Marinha Pirajubaé (Santa Catarina) argumenta-se que o ensino de química, quando articulado às questões sociais e culturais vividas por determinado grupo de pessoas, pode ser o motor de mudança de um grupo social por permitir a formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade.

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Biografia do Autor

Anelise Maria Regiani, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente e pesquisadora na área de Ensino de Química no Departamento de Química da UFSC em Florianópolis.

Maísa Oliveira Signor, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em licenciatura em química na Universidade Federal de Santa Catarina.

Danielly de Souza Nóbrega, Instituto Federal do Acre

Graduada em licenciatura em ciência com habilitação em química e mestre profissional em ensino de ciência e matemática pela Universidade Federal do Acre. É docente no Instituto Federal do Acre em Rio Branco.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

Regiani, A. M., Signor, M. O., & Nóbrega, D. de S. (2018). De Chico Mendes à Pirajubaé: Perspectivas para o Ensino de Química no Contexto do Resex. Revista Debates Em Ensino De Química, 4(2), 202–214. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1720

Edição

Seção

Especial SIMPEQUI