QUÍMICA E ARTE CONTEMPORÂNEA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DO TEMA LIXO ELETRÔNICO

Autores

  • Isabela Marangon Christo Gatti Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Francione Oliveira Carvalho Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Andréia Francisco Afonso Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, química, arte contemporânea, lixo eletrônico, meio ambiente

Resumo

Em uma perspectiva interdisciplinar, este artigo apresenta diálogos entre a arte contemporânea e um problema ambiental de extrema relevância na contemporaneidade: o lixo eletrônico. Partimos das obras artísticas do camaronês Barthélémy Toguo e do congolês Rigobert Nimi, que problematizam a exportação do lixo eletrônico para países em desenvolvimento em seu trabalho, para refletir sobre a relação entre química e arte nesse contexto. Uma vez que o suporte material escolhido pelos artistas são compostos por substâncias químicas e estão intrinsecamente associados à história, à cultura e à poética artística, a relação entre a arte e a problemática do lixo eletrônico é bastante estreita e permite inserir a cultura africana nas aulas de química. Portanto, propomos uma sequência didática para abordar essa temática na educação básica, utilizando a abordagem CTS-Arte em articulação com a inserção da leitura e da escrita no ensino de química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Marangon Christo Gatti, Universidade Federal de Juiz de Fora

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Área de concentração: Educação em Química. Pesquisa articulações entre interdisciplinaridade, ensino superior e livro didático para buscar caminhos interdisciplinares para a prática docente. É licenciada em Química também na UFJF, tendo desenvolvido e publicado trabalhos sobre metodologias para o ensino de Química e formação compartilhada em estágio supervisionado.

Francione Oliveira Carvalho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós-Doutorado no departamento de História da Universidade de São Paulo onde realizou a pesquisa Território do Significado: Imigração sul-americana e as negociações culturais na escola de São Paulo sob a supervisão da Profª Drª Zilda Márcia Grícoli Iokoi. Doutor e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui graduação em Artes Cênicas bacharelado pela Faculdade de Artes do Paraná (1999) com complementação em Dança pelo Curso Permanente de Dança Moderna da UFPR e Licenciatura em Artes pela Belas Artes de SP. É Especialista em Teatro pela Faculdade de Artes do Paraná . Membro da ANPED e ANPUH/SP (Associação Nacional de História), foi pesquisador do Grupo de Pesquisa em Mediação Cultural: contaminações e provocações estéticas , Arte na Pedagogia, ambos coordenados pela Dra. Mirian Celeste Martins da Universidade Presbiteriana Mackenzie/Unesp. Autor da coleção de Arte do Sistema Uno Internacional e da Editora do Brasil. Pesquisador no DIVERSITAS ? Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Universidade de São Paulo onde atua como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades atuando na linha de Pesquisa Poderes e Intervenções, atuando também no Projeto Deslocamentos e Fronteiras: migrações, racismo e questões de gênero financiado pela FAPESP. É líder do MIRADA - Grupo de Estudo e Pesquisa em Visualidades, Interculturalidade e Formação Docente locado na Faculdade de Educação da UFJF.

Andréia Francisco Afonso, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em Química pela Universidade de Uberaba e em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestrado em Ciências Biológicas (Área de concentração Zoologia) pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro e Doutorado em Ciências (Área de concentração Química) pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora, vice coordenadora do curso de Licenciatura em Química e coordenadora do subprojeto Química PIBID-UFJF. Realiza pesquisas na área de Educação em Química, com os seguintes temas: PIBID, Formação inicial e continuada de professores, Interdisciplinaridade, Metodologias e recursos diferenciados e Avaliação.

Downloads

Publicado

2018-09-24

Como Citar

Gatti, I. M. C., Carvalho, F. O., & Afonso, A. F. (2018). QUÍMICA E ARTE CONTEMPORÂNEA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DO TEMA LIXO ELETRÔNICO. Revista Debates Em Ensino De Química, 4(2 (esp), 95–117. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1753

Edição

Seção

Dossiê - Ciência e Arte