ESTÉTICA E ENSINAGEM NA PERSPECTIVA DA FÍSICO-QUÍMICA

Autores

  • Marcelo Leandro Eichler Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Tatiana Zarichta Nichele Eichler Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Claudio Del Pino Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Estética, Ensino de Físico-Química, Formação de Professores

Resumo

Não podemos ignorar a nítida dificuldade existente no Ensino de Ciências Exatas. Esta constatação é uma das fontes da aversão ao ensino dessas áreas e influencia o aprendizado dos alunos, causando ainda mais antipatia pelas ciências físico-químicas. Por outro lado, na Didática das Ciências é notória a busca por estratégias de ensino que motivem ou seduzam o estudante. Neste texto, busca-se por uma didática da diferença a partir da discussão ou da atualização do conceito de surracionalismo científico em diálogo com diferentes temáticas da Físico-Química, hoje na fronteira do conhecimento químico contemporâneo. Nesse sentido, sugerimos a ancoragem dessas temáticas na teoria epistemológica de Gaston Bachelard, visando a fundamentar o racionalismo das ciências contemporâneas e, por extensão, a própria formação de professores de química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Leandro Eichler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Licenciatura em Química (1997), mestrado em Psicologia (2000) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento (2004), obtendo todos os títulos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (UFRGS), docente colaborador do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS/UFSM/FURG) e pesquisador da Área de Educação Química. As suas atividades de pesquisa e de inovação estão relacionadas com a disseminação das tecnologias de informação e comunicação na educação científica e tecnológica. Também tem interesse pela tematização e atualização do projeto de pesquisa de Jean Piaget. Possui experiência nas áreas de psicologia da educação e de ensino de química, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia genética, psicologia ambiental, didática das ciências, informática educativa e formação de professores.

Tatiana Zarichta Nichele Eichler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Química pela UFRGS em 2007 e doutora em Química pela UFRGS em 2012. Atualmente cursa seu segundo doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professora temporária no Departamento de Química Orgânica/UFRGS no período de março de 2012 a outubro de 2013 em regime de 40h. Possui experiência nas áreas de Ensino de Química, Química Orgânica e Catálise. No ensino de química tem experiência com a produção de material didático e com as tecnologias da informação e comunicação. Na pesquisa na área de química, tem experiência em síntese orgânica e organometálica, tendo conhecimento de técnicas de Ressonância Magnética Nuclear, CG, CG-MS, FTIR e CLAE. Atualmente trabalha em projeto interdisciplinar envolvendo a poética da imaginação no Ensino de Química. A partir de um diálogo entre o surrealismo de Salvador Dalí e a filosofia da química e do imaginário de Gaston Bachelard, defende uma postura de ruptura surracionalista nas ciências físico-químicas contemporâneas.

José Claudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), graduação em QUÍMICA INDUSTRIAL pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), especialização em QUÌMICA pela Universidade de Passo fundo (1978), especialização em ENSINO DE QUÍMICA pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Mestrado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência acadêmica na área de Educação, com ênfase em Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de química, material didático, currículo de química e informática educativa.

Downloads

Publicado

2018-09-24

Como Citar

Eichler, M. L., Eichler, T. Z. N., & Del Pino, J. C. (2018). ESTÉTICA E ENSINAGEM NA PERSPECTIVA DA FÍSICO-QUÍMICA. Revista Debates Em Ensino De Química, 4(2 (esp), 174–193. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1754

Edição

Seção

Dossiê - Ciência e Arte