A Composição de Paródias no Ensino de Química e Suas Contribuições no Processo de Aprendizagem

Autores

  • Joice Menezes Lupinetti Escola Estadual Castro Alves
  • Ademir de Souza Pereira Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Sequência Didática, Música, Cinética Química.

Resumo

Este presente artigo apresenta os resultados de uma sequência didática em que 40 alunos do segundo ano do ensino médio foram estimulados a compreenderem os conceitos de cinética química a partir da elaboração de uma paródia. Para isso os estudantes realizaram uma série de atividades, em que o intuito principal foi averiguar que conceitos eles consideram ao elaborarem suas próprias paródias. A pesquisa apresentada é caracterizada como qualitativa. A metodologia de analise utilizada foi a Análise Textual Discursiva (ATD). Da análise surgiram 23 unidades de significado, 12 subcategorias e 4 categorias. Diante as análises e os estudos realizados, foi observado que a música possui um potencial significativo no processo de ensino e aprendizagem, cabendo ao professor modificar e convencionar as suas aulas para que utilize esse recurso como ferramenta mediadora da aprendizagem no ensino de diferentes conteúdos e temáticas.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Lupinetti, J. M., & Pereira, A. de S. (2017). A Composição de Paródias no Ensino de Química e Suas Contribuições no Processo de Aprendizagem. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(2), 49–69. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1784

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa