Alquimia em História da Química: uma análise qualitativa da presença de estudos sobre o tema em periódicos nacionais de ensino de Química

Autores

  • Thaís Andressa Lopes de Oliveira Universidade Estadual de Maringá http://orcid.org/0000-0002-4862-1258
  • Andréia Cristina Cunha Buffolo Universidade Estadual de Maringá
  • Vivian dos Santos Calixto Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Alquimia, Divulgação Científica, História da Química.

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa documental, em que se buscou investigar a ocorrência do termo Alquimia nos artigos publicados em periódicos nacionais de ensino de Química, de modo a identificar em quais contextos o termo é utilizado; e se há presença da ideia da alquimia como precursora da Química. Para seleção dos artigos que iriam compor esse corpus, fez-se uma busca por palavras-chave relacionadas ao termo ‘alquimia’. Os resultados mostram uma baixa presença do termo nas produções dos periódicos investigados, e sua apresentação está relacionada principalmente a construção do conhecimento científico/químico; seu aspecto experimental e filosófico; a interpretação de um conceito para a compreensão de um contexto histórico, e a ideia de transmutação de metais. A análise também revelou a ruptura com a ideia de continuidade entre alquimia e química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Andressa Lopes de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (PCM-UEM) e Licenciada em Química pela mesma instituição. 

Andréia Cristina Cunha Buffolo, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Química; Mestra em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Especializada em Educação Especial pelo Instituto Paranaense de Ensino de Maringá. Atua como professora da rede básica de ensino do Estado do Paraná a nove anos, ministrando a disciplina de química.

Vivian dos Santos Calixto, Universidade Estadual de Maringá

Professora Assistente da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (PCM-UEM). Licenciada em Química pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG-2010). Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG-2013). 

Downloads

Publicado

2019-07-05

Como Citar

Oliveira, T. A. L. de, Buffolo, A. C. C., & Calixto, V. dos S. (2019). Alquimia em História da Química: uma análise qualitativa da presença de estudos sobre o tema em periódicos nacionais de ensino de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(1), 86–95. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2243

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa