Júri Simulado como Estratégia de Intervenção Pedagógica para o Ensino de Química

Autores

  • Paulo Vitor Teodoro De Souza Instituto Federal Goiano e Universidade de Brasília.
  • Elisabete Alerico Gonçalves Instituto Federal Goiano.
  • Denize Ramos Souza Instituto Federal Goiano.
  • Nicéa Quintino Amauro Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Júri Simulado. Ensino de Química. Estratégia Pedagógica.

Resumo

Apresentamos, neste texto, os resultados de uma pesquisa que busca desenvolver ações pedagógicas, voltadas para o ensino de química, a partir de práticas que valorizem o protagonismo estudantil e superem o ensino baseado na exposição de conteúdos. Dessa maneira, apontamos os resultados alcançados de uma das intervenções realizadas, baseada nas técnicas do Júri Simulado. Como natureza da investigação, classificamos como qualitativa, sendo desenvolvida a pesquisa-ação, já que houve participação ativa dos pesquisadores em todos os momentos da intervenção. Participaram da proposta discentes do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola Pública localizada no Estado de Goiás. Percebemos que a estratégia utilizada insere os estudantes em momentos de embate de ideias, verbalização e resolução de problemas. Por conseguinte, desenvolve habilidades que vão além da memorização de regras e fórmulas no ensino de química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Vitor Teodoro De Souza, Instituto Federal Goiano e Universidade de Brasília.

Professor no Intituto Federal Goiano e Estudante de Doutorado na Universidade de Brasília.

Elisabete Alerico Gonçalves, Instituto Federal Goiano.

Professora no Instituto Federal Goiano.

Denize Ramos Souza, Instituto Federal Goiano.

Professora de Química na Secretaria do Estado de Goiás.

Nicéa Quintino Amauro, Universidade Federal de Uberlândia

Professora no Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2019-10-07

Como Citar

De Souza, P. V. T., Gonçalves, E. A., Souza, D. R., & Amauro, N. Q. (2019). Júri Simulado como Estratégia de Intervenção Pedagógica para o Ensino de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(1 ESP), 5–15. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2300

Edição

Seção

Especial - ENEQ