A Utilização do Jogo SeparaMix na Abordagem do Conceito de Separação de Misturas e o Desenvolvimento da Autonomia Argumentativa

Autores

  • Jennyfer Ribeiro de Morais Ionashiro UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Nyuara Araújo da Silva Mesquita

Palavras-chave:

Jogo, Ensino de Química, Estágios de Desenvolvimento Cognitivo

Resumo

O uso de jogos no ensino de química tem sido uma metodologia utilizada nos últimos anos por proporcionar prazer e divertimento aliados à aprendizagem. Jean Piaget trabalhou com jogos em seus estudos sobre o desenvolvimento cognitivo, e propôs quatro estágios de desenvolvimento. Dessa forma, o presente artigo, um recorte de uma pesquisa de mestrado, que tem como objetivo utilizar o jogo Separa-Mix, que envolve conceitos de separação de misturas, como instrumento para análise e identificação das possíveis alterações das idades dos estágios cognitivos a partir da perspectiva piagetiana. A investigação caracteriza-se como uma pesquisa-ação com intervenção planejada na sala de aula e coleta de dados por meio de gravações transcritas para análise. Este trabalho abordará os resultados referentes a aplicação realizada no 9º ano e discutirá a categoria de análise denominada como Autonomia Argumentativa, que possui como fundamento a liberdade relacionada à ação de jogar no momento da aula.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Ionashiro, J. R. de M., & Mesquita, N. A. da S. (2019). A Utilização do Jogo SeparaMix na Abordagem do Conceito de Separação de Misturas e o Desenvolvimento da Autonomia Argumentativa. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(2), 71–86. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2301

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química