Análise das Dificuldades Conceituais sobre o Conceitos de Termodinâmica na Formação Inicial de Professores de Química

Autores

  • Ana Paula Sabino de Oliveira Escola Estadual Dom Wunibaldo Talleur
  • Deividi Marcio Marques Instituto de Química Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

termoquímica, ensino de química, formação de professores de química.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo investigar as dificuldades dos licenciandos em Química, no entendimento dos conceitos em termoquímica e averiguar a inserção dos aspectos submicroscópicos na abordagem deste conteúdo. Para isso, realizou-se um Grupo Focal com estudantes de um curso de licenciatura (bolsistas do PIBID), sendo evidenciada a dificuldade dos mesmos em inserir o nível submicroscópico do conhecimento químico nas discussões acerca dos fenômenos endotérmicos e exotérmicos. Acredita-se que essas fragilidades muito se deve a fragmentação dos conceitos químicos, bem como à desarticulação dos níveis do conhecimento químico: o fenomenológico, o teórico e o representacional.

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Biografia do Autor

Ana Paula Sabino de Oliveira, Escola Estadual Dom Wunibaldo Talleur

Licenciada em Química e Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-graduação - mestrado profissional, em Ensino de Ciências e Matemática, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora efetiva de Química da Rede Estadual de Rondonópolis/MT

Deividi Marcio Marques, Instituto de Química Universidade Federal de Uberlândia

Professor do Instituto de Quimica da Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Oliveira, A. P. S. de, & Marques, D. M. (2019). Análise das Dificuldades Conceituais sobre o Conceitos de Termodinâmica na Formação Inicial de Professores de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(2), 55–70. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2450

Edição

Seção

Debates em Linguagem no Ensino de Química