Desenhos Animados e o Ensino de Química: Possibilidades de Recursos Audiovisuais

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Química, desenhos animados, televisão

Resumo

A televisão, com o passar dos anos, tem sido muito importante para todos, a partir dela é possível transmitir conteúdos, notícias e informações rapidamente, como não era visto tempos atrás. Com a evolução da tecnologia foi possível ver a transformação da população para uma em que a televisão é um dos principais meios de comunicação e lazer. O desenho animado, que é um programa bem recorrente em diversas redes de televisão, faz parte, nos dias de hoje, do cotidiano da criança que faz desse momento uma forma de lazer e diversão. Porém, os desenhos mais recentes não querem apenas a diversão e sim também uma forma de educação. Eles trazem diversos conteúdos que vão de ciências à etiqueta e ajuda na socialização da criança. A partir de assuntos em comum uma criança é capaz de se relacionar com outras, por meio de conversas sobre o desenho que assistiu, brincadeiras envolvendo o desenho preferido, entre outras. Com isso, os desenhos animados passam de vilões da história para auxiliares na aprendizagem, que podem ser utilizados como ferramentas de ensino em escolas e diversas faixas etárias. Esse trabalho tem como objetivo estudar a influência dos desenhos animados na aprendizagem dos alunos de conceitos de química, mais especificamente o desenho Show da Luna, e será um estudo qualitativo de um Estudo de Caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Luiz Dias Cavalcanti, Universidade de Brasília

Professor do Instituto de Química da Universidade de Brasília, atuando na área de Jogos e atividades lúdicas no ensino de cieências.

Júlia Neves Prates Serrano, Universidade de Brasília

Professora da educação básica, licenciada e mestre pela Universidade de Brasília

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Cavalcanti, E. L. D., & Serrano, J. N. P. (2021). Desenhos Animados e o Ensino de Química: Possibilidades de Recursos Audiovisuais. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(1), 220–226. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2521

Edição

Seção

Especial - JALEQUIM

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)