Explorando Aprendizagens de e Sobre Ciências de Alunos da Educação Básica

Autores

  • Marina Martins Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Rosária Justi Universidade Federal de Minas Gerais.

Palavras-chave:

Natureza da Ciência, Aprendizagem, Ensino Médio, Caso Histórico

Resumo

Na Educação Básica, as aprendizagens de conteúdos científicos e sobre Ciências se justificam, pois podem contribuir para a formação de alunos como cidadãos letrados cientificamente. No entanto, em geral, o ensino está pautado na aprendizagem de conteúdos de ciências e de habilidades mecânicas, como as de operar equipamentos e memorizar conceitos. Assim, com o intuito de contribuir para que este quadro seja modificado, o presente trabalho relata a aplicação de uma série de atividades que tinham como objetivo discutir conteúdos deCiências e sobreCiências a partir de um pano de fundo histórico de elaboração, desenvolvimento e avaliação de modelos atômicos. As atividades foram aplicadas em uma turma de Química do segundo ano do Ensino Médio. Os resultados apontam que os alunos expressaram visões menos ingênuas e mais amplas sobre Ciências, bem como aprenderam o conteúdo químico relacionado a modelos atômicos. Como implicação desse trabalho, esperamos motivar professores da Educação Básica a discutir aspectos sobre Ciências e motivar pesquisadores a desenvolver mais estudos sobre essa temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Martins, Universidade Federal de Minas Gerais.

Marina Martins é doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com período Sanduíche na Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Educação pela UFMG e graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Ouro Preto. Foi professora da Rede Pública Estadual de Ensino por 4 anos. Atualmente é pesquisadora do grupo “REAGIR: Modelagem e Educação em Ciências”, do qual tem participado de vários projetos. Seus temas de interesses são: ensino fundamentado em modelagem, introdução de aspectos de natureza da ciência na Educação em Ciências; práticas epistêmicas na Educação em Ciências (especialmente modelagem e argumentação) e formação de professores na área de Educação em Ciências.

Rosária Justi, Universidade Federal de Minas Gerais.

Rosária Justi é professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais, na qual atua no curso de Licenciatura em Química e no Programa de Pós-graduação em Educação. É editora chefe da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, editora associada do International Journal of Science Education, membro do comitê editorial e do corpo de árbitros de vários periódicos nacionais e internacionais e da série de livros “Models and Modelling in Science Education” editada pela Springer. Atualmente, é pesquisadora 1C do CNPq e líder do grupo de pesquisa “REAGIR: Modelagem e Educação em Ciências”. Suas principais áreas de pesquisa envolvem: ensino fundamentado em modelagem, introdução de aspectos de natureza da ciência na Educação em Ciências; práticas epistêmicas na Educação em Ciências (especialmente modelagem, argumentação e visualização), conhecimentos e formação de professores e pesquisadores na área de Educação em Ciências.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Martins, M., & Justi, R. (2021). Explorando Aprendizagens de e Sobre Ciências de Alunos da Educação Básica. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(1), 153–173. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2747

Edição

Seção

Debates em História e Filosofia da Química para o Ensino