A contribuição de um jogo didático para alunos privados de liberdade

Autores

Palavras-chave:

Jogo, Química, EJA

Resumo

Faz parte do Plano Nacional de Educação, sancionado pelo Congresso Federal Brasileiro, um grupo de metas direcionadas ao fortalecimento dos sistemas educacionais inclusivos e do acesso pleno à educação básica gratuita, a fim de elevar e ampliar a escolaridade da população, inclusive em estabelecimentos penais. Considerando tais metas e com foco na modalidade Educação para Jovens e Adultos Privados de Liberdade, esta pesquisa contemplou a aplicação e a avaliação de um jogo didático contendo desafios experimentais, sobre o conteúdo ácido e base, para a disciplina de Química. O objetivo do estudo foi identificar a relevância desse tipo de atividade para os detentos do sistema prisional de Guarapuava-PR. Por meio de um questionário foi possível evidenciar que a atividade foi receptiva e resultante de maior cooperação e diálogo entre os detentos e que, também, ofereceu um aporte adicional para a aprendizagem de conceitos científicos. É esperado, contudo, que esta iniciativa motive os professores a implementarem ações diversificadas e interativas, no ambiente de cárcere, para o ensino de Química.

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Biografia do Autor

Marcos Roberto da Rosa, Universidade Estadual do Centro - Oeste - UNICENTRO

Departamento de Química / Química Orgânica

Elisa Aguayo da Rosa, Universidade Estadual do Centro-Oeste -UNICENTRO

Departamento de Química / Ensino de Química

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Publicado

2021-08-05

Como Citar

Rodrigues, F. J., da Rosa, M. R., & da Rosa, E. A. (2021). A contribuição de um jogo didático para alunos privados de liberdade . Revista Debates Em Ensino De Química, 6(2), 163–177. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/3010

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química