Prática Pedagógica Lúdica no Ensino de Química

Autores

Palavras-chave:

Educação em Ciências, Ensino de Química, Prática Pedagógica Lúdica.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo compreender a prática pedagógica lúdica de professoras que lecionam Química no Ensino Médio, em duas escolas estaduais localizadas no município de Cuiabá, em Mato Grosso. Parte da problematização que circunda as questões fundamentais norteadoras da pesquisa era a seguinte: Qual a concepção de professores de Química acerca do lúdico? E como esta concepção contribui na sua prática pedagógica? Participaram da pesquisa três professoras. Foram utilizadas as abordagens da pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e o método interpretativo de análise de conteúdo. Os instrumentos utilizados na análise foram a entrevista semiestruturada e a observação participante com registro de aulas no caderno de campo. Apontam-se os seguintes resultados: as professoras revelaram, por meio de seus relatos e ações, uma prática pedagógica lúdica com relevância no processo de ensino-aprendizagem. Em contrapartida, expõem fragilidades sobre a epistemologia a respeito do tema. Conclui-se que uma prática pedagógica é lúdica quando os professores e os alunos se encontram prazerosamente integrados na discussão dos conteúdos, segundo uma proposta intencionalmente planejada.

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Biografia do Autor

Catiex Rodrigues de Souza

Especialização Lato Sensu em Educação Ambiental, pela Faculdade de São Brás(2015): Graduada em Licenciatura Plena em Química pela UFMT(2010). Atualmente mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá, ingressa em março de 2018 e conclusão 13 de fevereiro de 2020. Professora de Química da Educação básica do Estado de Mato Grosso.

Adelmo Carvalho da Silva

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professor na Universidade Federal do Mato Grosso, Instituto de Educação (UFMT/IE) - cursos de pedagogia e matemática e dos Programas de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFMT, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM - da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC).

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Publicado

2022-06-08

Como Citar

Souza, C. R. de, & Silva, A. C. da. (2022). Prática Pedagógica Lúdica no Ensino de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(1), 131–144. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/3113

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química