Revisão das principais propostas do processo de ensino e aprendizagem da eletroquímica no período de 2007 a 2017 no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Eletroquímica, Ensino Médio, Ensino-aprendizagem, Estratégias de Ensino

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma análise de artigos e resumos abordando o processo de ensino e aprendizagem da Eletroquímica no período de 2007-2017. Os trabalhos foram obtidos a partir de grandes eventos nacionais, como por exemplo, o ENPEC e o ENEQ, e também em periódicos da área de ensino de ciências do Brasil. Tomando como base elementos da pesquisa qualitativa a busca foi realizada a partir de palavras-chave, tal como: “eletroquímica”, “corrosão”, “pilhas”, “reações de oxirredução” e “eletrólise”, em sites dos eventos e no portal de periódicos CAPES, totalizando cento e dois (102) trabalhos encontrados abordando esse conteúdo. A pesquisa tomou como base elementos da análise de conteúdo e revelou diferentes abordagens para o ensino da eletroquímica, o que possibilitou apresentar treze categorias. Os resultados mostram que a principal estratégia utilizada por professores para ensinar a eletroquímica nesses trabalhos é a atividade experimental. Além dessa estratégia, também foi observado uma diversidade de propostas que trabalham a partir das temáticas pilhas/baterias como ponto chave para discutir a eletroquímica versus as consequências ambientais do descarte inadequado desses dispositivos. De forma geral foram encontradas propostas que identificam as problemáticas relativas ao ensino desse conteúdo tanto na educação básica quanto na formação de professores de Química o que torna esta investigação uma fonte de consulta sobre o que vem sendo produzido no Brasil para abordar esse conteúdo de ensino, favorecendo aos professores em serviço de qualquer instituição de educação do país uma fonte de informação das principais metodologias abordadas no período pesquisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Suênia Silva de Medeiros, Professora de Ciências da E. M. Manoel Cassimiro Gomes (Cel. Ezequiel/RN) e E. M. Ana Clementina da Conceição (Jaçanã/RN).

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, BrasilMestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática  (Mestrado Profissional)da UFRN.Professora de Ciências da E. M. Manoel Cassimiro Gomes (Cel. Ezequiel/RN) e E. M. Ana Clementina da Conceição (Jaçanã/RN).

Carlos Neco Silva Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, BrasilProfessor da área de ensino de química no Instituto de Química, do Programa de  Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado e Doutorado Acadêmico) e do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede nacional.

Referências

Atkins, Peter & Jones, Loretta (2012). Princípios de Química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5 ed. PORTO ALEGRE: BOOKMAN.

Bardin, Laurence (2011). Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Barreto, Barbara S. J.; Batista, Carlos H. & Cruz, Maria Clara P. (2017). Células Eletroquímicas, Cotidiano e Concepções dos Educandos. Química Nova na Escola, 39(1) p. 52-58.

Benigno, Ana Paula A.; Oliveira, Paulo César C. de & Francisco Júnior, Wilmo E. (2012). Experimentos como estratégia de aprendizagem de processos de oxidação-redução: uma análise da linguagem química. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química. Salvador/BA, Brasil. Anais..., Salvador, 2012.

Brasil. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Média e Tecnológica. (2006). Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Vol. 2: Ciências da Natureza, Matemáticas e suas Tecnologias. Brasília: MEC.

Brito, Vanessa B.; Santos Júnior, Edivaldo P.; Kiouranis, Neide M. M.; Rodrigues, Maria A. & Fávero, Luzia O. B. (2012). Pilhas e baterias como tema para explorar reações de oxirredução e consumo sustentável no Ensino Médio. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química. Salvador/BA, Brasil. Anais..., Salvador, 2012.

Chacon, Eluzir P.; Ribeiro, Carlos M. R. & Borges, Márcia N. (2014). O uso do áudio e vídeo sobre “Corrosão” no ensino de Reações Redox e Eletroquímica sob diferentes olhares discentes – estudo de caso. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química. Ouro Preto/MG, Brasil. Anais..., Ouro Preto, 2014.

Coutinho, Luana. C. de S.; Ghedin, Evandro. L. & Lima, Régia C. P. (2015). A música como ferramenta potencialmente significativa no processo de aprendizagem dos conceitos de eletroquímica. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindoia/SP, Brasil Anais..., Águas de Lindóia.

De Jong, Onno.; Acampo, Jeannine. & Verdonk, Adri (2015). Problems in Teaching the Topic of Redox Reactions: Actions and Conceptions of Chemistry Teachers. Journal of Research in Science Teaching, 33(10), p. 1097-1110.

Firme, Ruth N.; Amaral, Edenia M. R. do & BARBOSA, Rejane M. N. (2008). Análise de uma sequência didática sobre pilhas e baterias: uma abordagem CTS em sala de aula de química. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. Curitiba/PR, Brasil. Anais..., Curitiba.

Fontes, Anderson M.; Lourenço, Marcos F. P. & Messeder, Jorge C. (2012). A representação experimental da pilha de Daniell nos livros didáticos: um erro questionado. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química. Salvador/BA, Brasil. Anais..., Salvador.

Franco, Maria Laura P. B. (2008). Análise de Conteúdo. Brasília: Liber Livro.

Freire, Melquesedeque. S.; Silva Júnior, Carlos Neco & Silva, Márcia G. L. (2011). Dificuldades de aprendizagem no ensino de eletroquímica segundo licenciandos de química. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas/SP, Brasil. Anais..., Campinas, 2011.

Goes, Luciane F.; Vairolette, Lucas; Albuquerque, Gabriela Z. C.; Bloisi, Georgia D.; Fernandez, Carmen & Agostinho, Silvia M. L. (2016). Reflexos de um curso de formação contínua em Eletroquímica em um grupo de professores do Ensino Médio. In: 39ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Goiânia/GO, Brasil. Atas..., Goiânia.

Gomes, Jacqueline N. & Pereira, Lidiane L. S. (2014). As concepções sobre pilhas no âmbito de um curso técnico em química em Goiás. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química. Ouro Preto/MG, Brasil. Anais..., Ouro Preto.

Kato, C. M.; Silveira, M. P. da; Kiouranis, N. M. M. & Silva, O. S. da. (2014). Analisando uma unidade didática: reflexões sobre a formação continuada por meio de um grupo de estudos. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química. Ouro Preto/MG, Brasil. Anais..., Ouro Preto.

Klein, Sabrina Gabriela & Braibante, Mara Elisa Fortes (2015). Reações de oxidação-redução: Concepções conceituais de estudantes do nível médio. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindoia/SP, Brasil. Anais... Águas de Lindoia.

Leite, Bruno S.; Silva, Alexsandro A. & Leão, Marcelo B. C. (2008). Elaboração de uma hipermídia sobre eletrólise para o ensino de química. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. Curitiba/PR, Brasil. Anais..., Curitiba.

Lima, Jackelinne C. & Teixeira Júnior, José Gonçalves (2014). Análise das dificuldades conceituais dos alunos do Ensino Médio sobre o conteúdo de Eletroquímica. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química. Ouro Preto/MG, Brasil. Anais... Ouro Preto.

Locatelli, Solange W. & Arroio, Agnaldo (2014). Estratégia metavisual no auxílio a reconhecer submicroscopicamente diferenças de tamanho (átomo/cátion) numa interação eletroquímica. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química. Ouro Preto/MG, Brasil. Anais... Ouro Preto.

Machado, Nilson José (2006). Educação: Projetos e Valores. 6 ed. São Paulo: Escrituras Editora.

Matos, Aparecida C.; Banczek, Everson P. & Takata, Neide H. (2011). Construindo pilhas: uma atividade para o ensino de conceitos de eletroquímica. In: 34a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Florianópolis/SC, Brasil. Atas... Florianópolis.

Maciel, Juliane A.; Santos, Alcides L. & Nóbrega, Danielly de S. (2014). Eletroforca: A eletroquímica trabalhada em um contexto lúdico. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química. Ouro Preto/MG, Brasil. Anais..., Ouro Preto.

Maia, Juliana O.; Sanjuan, Maria Eugênia C.; Santos, Cláudia V.; Silva, Aparecida Fátima A. & Wartha, Edson José (2009). Maresia: Uma Proposta para o Ensino de Eletroquímica. Química Nova na Escola, 31(3), pp. 190-197.

Mendonça, José G.; Sousa, Paulo D. R. de; Souza, Mônica M.; Silva, Thiago P.; Silva, Gilberlândio N. & Dantas Filho, Francisco F. (2016). Construção e avaliação de uma sequência didática para o conteúdo de Eletroquímica com ênfase numa abordagem CTSA numa perspectiva Ausubiliana. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química. Florianópolis/SC, Brasil. Anais..., Florianópolis.

Merçon, Fábio; Guimarães, Pedro Ivo C. & Mainier, Fernando B. (2011). Sistemas Experimentais para o Estudo da Corrosão em Metais. Química Nova na Escola, 33(1), pp. 57-60.

Meyer, Adailze Lenita & Guimarães, Orliney Maciel (2008). Eletroquímica – O Desafio: construindo jogos em sala de aula no ensino médio. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. Curitiba/PR, Brasil. Anais... Curitiba.

Monteiro, Ivone G. & Justi, Rosário S. (2000). Analogias em livros didáticos de química brasileiros destinados ao ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, 5(2), pp. 67-91

Mossi, Caroline S.; Vinholi Júnior, Airton J. & Chagas, Edvanio (2017). O uso das TDICs como recurso para o ensino de conceitos em eletroquímica. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis/SC, Brasil. Anais..., Florianópolis.

Negreiros, Sandra M. R.; Matsumoto, Flávio M. & Guimarães, Orliney M. (2008). Construindo Pilhas: Relato de uma prática investigativa no ensino de química envolvendo alunos do ensino médio. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. Curitiba/PR, Brasil. Anais..., Curitiba.

Oliveira, Tania da S.; Souza, Cristiane A. de; Souza, Elizabeth T.; Guimarães, Pedro I. C.; Merçon, Fábio & Mainier, Fernando B. (2007). Experimentos de Corrosão. In: 30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007. Águas de Lindóia/SP, Brasil. Atas..., Águas de Lindóia.

Patrocínio, Analouise A. do; Moradillo, Edilson F. de; Pinheiro, Barbara Carine S. (2016). Proposta para o ensino de eletroquímica: Uma abordagem Histórico-Crítica a partir do contexto do desenvolvimento das pilhas. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química. Florianópolis/SC, Brasil. Anais..., Florianópolis, 2016.

Pitanga, Ângelo F.; Santos, Heraldo B.; Guedes, Josevânia T.; Ferreira, Wendel M. & Santos, Lenalda D. (2014). História da Ciência nos Livros Didáticos de Química: Eletroquímica como Objeto de Investigação. Química Nova na Escola, 36(1) p. 11-17.

Rodrigues, Luciano P.; Maia, Fernanda M.; Ferreira, Deusmaque C.; Sobrinho, José Antônio C. & Field’s, Karla A. P. (2014). Avaliação do ensino e aprendizagem da corrosão eletroquímica do aço usando estratégias analógicas. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química. Ouro Preto/MG, Brasil. Anais..., Ouro Preto.

Sá, Luciana P.; Velloso, Ana Maria S.; Motheo, Artur J. & QUEIROZ, Salete L. (2008). Uma análise comparativa da argumentação de graduandos em química sobre a resolução de casos relacionados ao tema corrosão. In: 31ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (XXXI RASBQ), 2008. Atas..., Águas de Lindóia.

Santos, Ivanice F. dos; Santos, Débora C. Dos & Cortes Júnior, Lailton P. (2014). Modelos para condução elétrica em solução eletrolítica propostos por estudantes de graduação. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química. Ouro Preto/MG, Brasil. Anais..., Ouro Preto.

Santos, Iris G. S. & Leão, Marcelo B. C. (2011). A Construção de FlexQuest como estratégia de ensino no contexto da Eletroquímica voltada para a Educação Básica. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas/SP, Brasil. Anais..., Campinas.

Santos, Maria E. M.; Reis, Nirly A. & Silva, Erivanildo L. (2014). Abordagem contextualista sobre conceitos de Eletricidade e Pilha: possíveis contribuições para a Formação Inicial de Professores na Universidade Federal de Sergipe. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química. Ouro Preto/MG, Brasil. Anais..., Ouro Preto.

Sartori, Elen R.; Santos, Vagner B. dos; Trench, Aline B. & Fatibello Filho, Orlando (2013). Construção de Uma Célula Eletrolítica para o Ensino de Eletrólise a Partir de Materiais de Baixo Custo. Química Nova na Escola, 35(2), p. 107-111.

Silva, Herick M. N.; Fernandes, Adriano C. & Souza, José P.I. (2014). A Intervenção Didática Dialógica como Proposta Motivacional no Ensino de Eletroquímica. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química. Ouro Preto/MG, Brasil. Anais..., Ouro Preto.

Silva, Jêneson H.; Ferreira, José R. N.; Fernandes, Pâmela R. D.; Pereira, Antônio W.; Silva, Felipe de A. & Ferreira, Ulysses V. S. (2014). O estudo da Eletroquímica na metodologia de Situações-Problemas. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química. Ouro Preto/MG, Brasil. Anais..., Ouro Preto.

Souza, Elizabeth T.; Souza; Cristiane A.; Mainier, Fernando B.; Guimarães, Pedro Ivo C. & Merçon, Fábio (2007). Corrosão de Metais por Produtos de Limpeza. Química Nova na Escola, 26, p. 44 – 46.

Vieira, Danilo C.; Silva Júnior, Almir S.; Martins, Andreza M.; Silva, Thiago M.; Araújo, Ana Cláudia S.; Silva, Maria Dulcimar B. & Diniz, Victor W. B. (2014). Experimentação no Ensino de Química a Partir da Temática Eletrólise. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química. Ouro Preto/MG, Brasil. Anais..., Ouro Preto.

Wartha, Edson José; Silva, Erivanildo Lopes da & Bejarano, Nelson Rui Ribas (2013). Cotidiano e Contextualização no Ensino de Química. Química Nova na Escola, 35(2), p. 84-91.

Downloads

Publicado

2021-08-07

Como Citar

Medeiros, J. S. S. de, & Silva Júnior, C. N. (2021). Revisão das principais propostas do processo de ensino e aprendizagem da eletroquímica no período de 2007 a 2017 no Brasil. Revista Debates Em Ensino De Química, 7(1), 281–309. Recuperado de http://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/3354

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química