Um Estudo das Percepções de Licenciandos em Química sobre o Estágio Supervisionado e o PIBID

Autores

  • João Batista Santos Junior Universidade Federal de São Carlos
  • Cristiana Brasílio Leite Universidade Federal de São Carlos
  • Gustavo Henrique Moraes Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, PIBID, Focos da aprendizagem docente.

Resumo

É apresentada aqui uma investigação acerca das percepções de um grupo de licenciandos em Química de uma Universidade Federal do estado de São Paulo/Brasil que participavam do PIBID e concomitantemente cursavam a disciplina do Estágio Supervisionado e de seus professores supervisores. O objetivo da pesquisa era identificar como o grupo valorizava o PIBID e o Estágio Supervisionado na formação inicial. Para tal utilizamos dos Focos de Aprendizagem da Docência (FAD) como uma ferramenta analítica para compreender as percepções manifestadas e estabelecer relações com outros trabalhos da área que investigam a relação PIBID/ Estágio Supervisionado. Os resultados apontam que o grupo reconhece no PIBID um espaço efetivo de formação profissional enquanto o Estágio Supervisionado é tido pelos licenciandos como uma disciplina do curso e para a necessidade de ações que o grupo possa perceber que o ES pode ser um espaço fundamental para a formação inicial e compreensão da complexidade da atividade docente.

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Publicado

2022-06-08

Como Citar

Santos Junior, J. B., Leite, C. B., & Moraes, G. H. (2022). Um Estudo das Percepções de Licenciandos em Química sobre o Estágio Supervisionado e o PIBID. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(1), 88–100. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/3807

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química