Ferramentas assistivas no ensino de Química para estudantes com deficiência visual

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Química, Cego, Deficiente Visual

Resumo

Assumindo os desafios atuais da educação e cientes das dificuldades referentes à inclusão, esta pesquisa investiga o uso de ferramentas assistivas voltadas para o Ensino de Química a alunos cegos, tendo por objetivo geral mapear as ferramentas assistivas para estudantes deficientes visuais no ensino de Química. Propõe-se isso com o intuito de ajudar pessoas que atuem com ou pertençam aos públicos cegos e que enfrentam dificuldades no aprendizado de Química. Para alcançar nossos objetivos, optamos por seguir uma metodologia de análise documental de trabalhos voltados à utilização de ferramentas assistivas a discentes cegos no Ensino de Química, visando produções acadêmicas entre o período de 2014-2019 organizadas através das propostas da Análise Textual Discursiva (ATD). Como resultado, a partir da análise dos materiais e sua discussão sobre o uso e produção de tecnologias assistivas (TA) voltadas ao trabalho com alunos cegos no Ensino de Química, pôde-se identificar perspectivas em relação à inclusão que demonstram limitações e algumas ações no sentido de superá-las. Além disso, destaca-se a importância de discutir sobre inclusão, um tema de interesse para os profissionais de ensino, uma vez que o número de estudantes com alguma deficiência inseridos no meio escolar tem aumentado.

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Publicado

2021-08-07

Como Citar

Pastoriza, B. dos S., & Kruger, R. (2021). Ferramentas assistivas no ensino de Química para estudantes com deficiência visual. Revista Debates Em Ensino De Química, 7(1), 47–65. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/3921

Edição

Seção

Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química

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