Educação Ambiental no Ensino de Química: Revisão de Práticas Didático-Pedagógicas sobre Pilhas e Baterias no Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Química, Pilhas, Baterias

Resumo

Nas últimas décadas enfrentamos uma crise socioambiental ligada diretamente ao modelo de sociedade e seu desenvolvimento. Essa crise e outros temas emergentes indicam a necessidade de que haja no contexto escolar um diálogo permanente com as diversas situações reais do educando. Diante disso, a inserção da Educação Ambiental nas aulas de Química para formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel na sociedade vem se tornando um tema importante para entendimento de conceitos e tendências nacionais e internacionais. O presente trabalho se propõe a analisar práticas de sala de aula na área de Química, especialmente, sobre pilhas e baterias, a fim de apontar caminhos para a inclusão da Educação Ambiental, objetivando a promoção de reflexões sobre as relações do ser humano para com o ambiente. A metodologia empregada foi uma revisão bibliográfica de uma amostra de artigos publicados entre 2013 e 2020, que contemplassem a inclusão da Educação Ambiental nas aulas de Química no Ensino Médio, a partir do tema Pilhas e Baterias. A análise dos resultados explicitados nas pesquisas demonstra que é possível perceber a construção do conhecimento de modo mais significativo quando se relaciona situações vivenciadas pelos educandos em seu cotidiano com a disciplina escolar, bem como a prática de metodologias participativas.

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Biografia do Autor

Eliane Giselle Silva , Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranavaí – UNESPAR

Professora de Quimica da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, mestranda em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar da UNESPAR, campus de Paranavaí-PR.

Shalimar Calegari Zanatta , Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranavaí – UNESPAR

Graduação, mestrado e doutorado em Física, pela UEM. Professora Associada do colegiado de Ciências Biológicas e do Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, na Universidade Estadual do Paraná -UNESPAR, campus de Paranavaí. 

Marcia Regina Royer, UNESPAR

Bióloga, mestre e doutora em Agronomia, pela Universidade Estadual de Maringá-UEM. Professora Associada do colegiado de Ciências Biológicas e do Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar(PPIFOR) a qual também atua como orientadora e  coordenadora do Mestrado PPIFOR, da Universidade Estadual do Paraná-UNESPAR, Campus de Paranavaí.

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Publicado

2022-06-08

Como Citar

Silva , E. G. ., Zanatta , S. C., & Royer, M. R. (2022). Educação Ambiental no Ensino de Química: Revisão de Práticas Didático-Pedagógicas sobre Pilhas e Baterias no Ensino Médio. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(1), 56–71. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/4615

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química