Aplicação de Diagramas V de Gowin como Ferramenta de Avaliação de Aprendizagem em Experimentos Realizados com Simulador Virtual

Autores

  • Lucas Vinicius Leite Martoni
  • Letícia Gomes de Melo
  • Sergio Antonio Spinola Machado

Palavras-chave:

Simuladores Virtuais, Diagrama V de Gowin, Gases

Resumo

Em tempos de isolamento social, medida adotada para combater a disseminação do vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19, as aulas presenciais se tornaram remotas e, dessa forma, para garantir a segurança de todos, necessita-se usar ferramentas passíveis de serem aplicadas a distância. Dessa forma, o presente trabalho traz a aplicação de uma atividade avaliativa sobre o ensino de gases para alunos do primeiro semestre do curso de Bacharelado em Química da Universidade de São Paulo. A atividade avaliativa foi composta por inicial experimentação com simuladores virtuais e a aprendizagem foi avaliada usando questionários e diagramas de V de Gowin construídos pelos estudantes, utilizando-se da análise qualitativa dos dados. Após aplicar a atividade, foi possível constatar que o uso do simulador permitiu a compreensão submicroscópica do comportamento dos gases e 97% dos alunos relataram que o uso dessa ferramenta facilita a compreensão dos conteúdos abordados. O uso do diagrama V de Gowin, por sua vez, se apresentou como uma ferramenta importante avaliativa, permitindo verificar se a aprendizagem do aluno se deu de forma significativa, o que não foi possível observar através do uso de um questionário, uma forma de avaliação mais tradicional. Por fim, segundo o relato dos alunos, 90% deles afirmam que a atividade facilita a associação de fenômenos do cotidiano com a teoria estudada e 80% deles desejam mais atividades utilizando metodologias de ensino alternativas tais como as que foram empregadas neste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arruda, Eucidio P. (2020). Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede - Revista de Educação a Distância, 7(1), 257-275.

Ausubel, David P. (1968). Educational Psychology: a cognitive view. Nova Iorque: Holt Rinehart and Winston.

Barbosa, André M., Viegas, Marco A. S., & Batista, Regina L. N. F. F. (2020). Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, 25(51), 255-280.

Bardin, Laurence. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Belletti, Alessandro, Borromei, Renato, & Ingletto, Gianluigi. (2006). Teaching physical chemistry experiments with a computer simulation by LabVIEW. Journal of Chemical Education, 83(9), 1353-1355.

Beussman, Douglas J., & Walters, John P. (2017). Complete labview-controlled HPLC lab: An advanced undergraduate experience. Journal of Chemical Education, 94(10), 1527-1532.

Calejon, Laura M. C., & Brito, Alan S. (2020). Entre a pandemia e o pandemônio: uma reflexão no campo da educação. Revista EDUCAmazônia – Educação, Sociedade e Meio Ambiente, 25(2), 291-311.

Cardoso, Sheila P., & Colinvaux, Dominique. (2000). Explorando a motivação para estudar química. Química Nova, 23(3), 401-404.

Chamizo, José A. (2012) Heuristic diagrams as a tool to teach history of science. Science & Education, 21(5), 745-762.

Croda, Julio, Oliveira, Wanderson K. D., Frutuoso, Rodrigo L., Mandetta, Luis H., Baia-da-Silva, Djane C., Brito-Sousa, José D., Monteiro, Wuelton M, & Lacerda, Marcus V. G. (2020). COVID-19 in Brazil: advantages of a socialized unified health system and preparation to contain cases. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 53, 1-6.

Cucinotta, Domenico, & Vanelli, Maurizio. (2020). WHO declares COVID-19 a pandemic. Acta Bio Medica: Atenei Parmensis, 91(1), 157.

Denzin, Norman K., & Lincoln, Yvonna S. (2006). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens (2° ed.). Porto Alegre: Bookman e Armed.

Dubet, François., Duro-Bellat, Marrie, & Vérétout, Antoine. (2012) As desigualdades escolares antes e depois da escola: Organização escolar e influência dos diplomas. Sociologias, 14(29), 22–70.

Guo, Yan-R., Cao, Qing-D., Hong, Zhong-S., Tan, Yuan-Y., Chen, Shou-D., Jin, Hong-J., Tan, Kai-S., Wang, De-Y. & Yan, Yan. (2020). The origin, transmission and clinical therapies on coronavirus disease 2019 (COVID-19) outbreak–an update on the status. Military Medical Research, 7(1), 1-10.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2020). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Recuperado em 22 jan 2021, de https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101736

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira. (2020). Índice de Desenvolvimento de Educação Básica. Recuperado em 22 jan 2021, de https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb

Lei nº 13.005 (2014). Brasília. Recuperado em 22 jan 2021, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm

Falloon, Garry. (2019). Using simulations to teach Young students Science concepts: na experiential learning theoretical analysis. Computers and Education, 135, 138-159.

Fang, Lei, Karakiulakis, George, & Roth, Michael. (2020). Are patients with hypertension and diabetes mellitus at increased risk for COVID-19 infection?. The Lancet. Respiratory Medicine, 8(4), e21.

Feitosa, Murilo C., & Lavor, Otávio P. (2020). Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PHET. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, 8(1), 126-139.

Filho, Naercio A. M.; & Oliveira, Alison P. (2014) A Contribuição da Educação para a Queda na Desigualdade de Renda per Capita no Brasil. Recuperado em 22 jan 2021 de https://siteinstitucional.insper.edu.br/wp-content/uploads/2018/09/PolicyPaper_Educacao_Desigualdade.pdf

Frozza, Edson, & Pastoriza, Bruno S. dos. (2019). Avaliação de software educacionais para o ensino da Química em nível superior. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 18(1), 224-250.

Giordan, Marcelo. (2008). Computadores e linguagens nas aulas de ciências: uma perspectiva sociocultural para compreender a construção de significados (1° ed.). Ijuí: Unijuí.

Gowin, David B. (1981). Educating (1° ed.). Nova Iorque: Cornell University Press.

Gowin, David. B., & Alvarez, Marino C. (2005). The art of education with V diagrams. Cambridge: Cambridge University Press.

Johansson, Michael A., Quandelacy, Talia M., Kada, Sarah, Prasad, Pragati V., Steele, Molly, Brooks, John T., Slayton, Rachel B., Biggerstaff, Matthew, & Blutter, Jay C. (2021) SARS-CoV-2 Transmission From People Without COVID-19 Symptoms. JAMA Network Open, 4(1), 2035057-e2035057.

Johnstone, Alex H. (1993). The development of chemistry teaching: A changing response to changing demand. Journal of Chemical Education, 70(9), 701-705.

Kolb, David A. (1983). Experiential Learning: experience as the source of learning and development. Nova Jersey: Prentice-Hall.

Likert, Rensis. (1932). Technique for the measurement of attitudes. Nova Iorque: R. S. Woodworth.

Lucas, Lucken B., Luccas, Simone, Santo, Fernando M. E., & Abe, Rosa S. (2017). A utilização do vê epistemológico de Gowin no ensino de ciências como um instrumento não tradicional de avaliação da aprendizagem. Enseñanza de Las Ciencias, 5267-5273.

Martins, Francisco J., Abreu, Pedro H. C. D., & Simon, Alexandre C. (2018). A evolução do Ensino Superior e suas implicações: uma visão sobre o contexto profissional diante de cenários mais complexos e inovativos. Nucleus, 15(2), 63–76, 2018.

Martins, Diogo G. M., Junger, Alex P., Zambra, Elisandra M., Facó, Júlio F. B., & Bresciani, L. P. (2019). A evolução do ensino superior brasileiro na perspectiva do desenvolvimento regional. Research, Society and Development, 9(3), 1-19.

Mendonça, Maria F. C., Cordeiro, Márcia R., & Kiill, Keila B. (2014). Uso de diagrama V modificado como relatório em aulas teórico-práticas de química geral. Química Nova, 37(7), 1249-1256.

Ministério da Educação. (2015). Plano Nacional de Educação. Recuperado em 22 jan 2021 de http://pne.mec.gov.br/publicacoes/item/download/17_bff5cb6c81c213a22c492d69505ac411

Ministério da Educação. (2020). Portaria n°343 de 17 de março de 2020. Recuperado em 23 jan 2021 de https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376

Ministério da Saúde. (2020). Portaria n°188 de 3 de fevereiro de 2020. Recuperado em 23 jan 2021 de https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388.

Moreira, Marco A. (2007). Diagramas V e aprendizagem significativa. Revista Chilena de Educación Cientifica, 6(2), 3-12.

Nhantumbo, Telma L. (2020). Capacidade de resposta das instituições educacionais no processo de ensino-aprendizagem face à pandemia de COVID-19: Impasses e desafios. Revista EDUCAmazônia – Educação, Sociedade e Meio Ambiente, 25(2), 556-571.

Novak, Joseph D., & Gowin, David B. (1984). Learning how to learn (1° ed.) Cambridge: Cambridge University Press.

Organização Mundial da Saúde. (2020). Novel Coronavirus (2019-nCoV) Situation Report 10. Recuperado em 23 jan 2021 de https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200130-sitrep-10-ncov.pdf?sfvrsn=d0b2e480_2

Pacheco, Sabrina M. V., & Damasio, Felipe. (2009). Mapas conceituais e diagramas V: ferramentas para o ensino, a aprendizagem e a avaliação no ensino técnico. Ciências e Cognição, 14(2), 166-193.

Passos, Ionara N. G., Sousa, José L. S., Sousa, Sandro F., & Leal, Romário C. (2019). Utilização do software PhET no ensino de Química em uma escola pública de Grajaú, Maranhão. Revista Observatório, 5(3), 335-365.

Paz, Cleane C., Magalhães, Janildo L., & Ferreira, Luciana N. (2020). O Diagrama Heurístico em atividades experimentais baseadas em problemas no Ensino Superior de Química. Química Nova na Escola, 42(2), 166-175.

Pelizzari, Adriana, Kriegl, Maria L., Baron, Márcia P., Finck, Neley T. L., & Dorocinski, Solange I. (2001). Teoria da aprendizagem siginificativa segundo Ausubel. Revista PEC, 2(1), 37-42.

PhET Interactive Simulations. (s.d.). Gases: Introdução. Recuperado em 07 março 2020 de phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/gases-intro

Prado, Ramon T. (2015). A Utilização do Diagrama V em Atividades Experimentais de Física em Sala de Aula de Ensino Médio. Dissertação de Mestrado, Centro de Ciências Exatas, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

Prado, Ramon, T., & Ferracioli, Laércio. (2017). Utilização do Diagrama V em atividades experimentais de magnetismo em sala de aula de ensino médio. Revista do Professor de Física, 1(1), 1-14.

Rothan, Hussin A., & Byrareddy, Siddappa N. (2020). The epidemiology and pathogenesis of coronavirus disease (COVID-19) outbreak. Journal of autoimmunity, 109, 102433.

Santos, Westerley A. (2015). Uma reflexão necessária sobre a profissão docente no Brasil, a partir dos cinco tipos de desvalorização do professor. Sapere Aude, 6(11), 349-358.

Silva, Roberto R., Machado, Patricia F. L., & Tunes, Elizabeth. (2010). Experimentar sem medo de errar. In: Santos, Wildson L. & Maldaner, Otavio A., Ensino de Química em Foco (p. 231-261). Ijuí: Unijuí.

Souza, Thamara M., Chagas, Alisson M., & Anjos, Rita C. A. A dos. (2019). O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb): Uma década de monitoramento da qualidade da educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, 6(2), 57-62.

Tavares, Laís C., de Oliveira, Alex G., Fernandes, Adriano C., & Müller, Regina C. S. (2018). Mapas conceituais como instrumentos no auxílio da aprendizagem significativa no ensino de química. Revista Debates em Ensino de Química, 4(2), 294-310.

Vasconcelos, Flávia C. G. C. (2016) Considerações de licenciandos em Química sobre o uso de simulações PhET em aulas simuladas. Revista Tecnologias na Educação, 8(14), 1-12.

Xavier, Lucas A., & Segatto, Breno R. (2020). Experimentos para a Feira de Ciências mediados pelo diagrama V. In: GONÇALVES, Felipe. A. M. F (Orgs.), Ciências tecnológicas exatas e da terra e seu alto grau de aplicabilidade (Cap. 22, pp. 276 – 288). Paraná: Editora Atena.

Zucco, César. (2007). Graduação em química: Avaliação, perspectivas e desafios. Química Nova, 30(6), 1429–1434.

Downloads

Publicado

2022-06-08

Como Citar

Leite Martoni , L. V., Gomes de Melo , L., & Spinola Machado , S. A. . (2022). Aplicação de Diagramas V de Gowin como Ferramenta de Avaliação de Aprendizagem em Experimentos Realizados com Simulador Virtual. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(1), 101–130. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/5025

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química