Desastre, risco e vulnerabilidade urbana: uma análise a partir das enchentes e inundações no município de Escada/PE

Autores

  • Maria Lourdes Fragoso Secretaria de Educação de Pernambuco
  • Tarcísio Augusto Alves da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Desastres ambientais, Vulnerabilidade, Riscos ambientais

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo fazer uma abordagem dos riscos e da vulnerabilidade socioambiental das populações face à intensificação dos desastres naturais, na Mata Sul pernambucana, mais precisamente no município de Escada, que se encontra inserido na bacia hidrográfica do rio Ipojuca, focalizando as enchentes e inundações ocorridas no período de 2000 a 2011. A pesquisa mostra que a ocupação de áreas impróprias às margens do rio Ipojuca, a falta de saneamento básico, o uso inadequado do solo e a dificuldade para execução de políticas públicas de prevenção de desastres contribuem para intensificar os efeitos das enchentes e inundações na cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lourdes Fragoso, Secretaria de Educação de Pernambuco

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPE. Possui graduação em Biologia pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (FAMASUL) e pela Faculdade de Formação de Professores da Vitória de Santo Antão (FAINTVISA). Especialista no Ensino de Ciências e Biologia pela FAINTVISA e da Educação de Jovens e Adultos pelo CEFET/PE. Professora do Curso de Pedagogia da FAESC (Faculdades da Escada), da Escola Técnica Estadual Luiz Dias Lins ministrando a disciplina de Biologia nos cursos: Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Logística e Técnico em Rede de Computadores e da Rede Municipal de Ensino ministrando a disciplina de Ciências.

Tarcísio Augusto Alves da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2001), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Atualmente é professor adjunto IV do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Sociologia atuando, principalmente ,nos seguintes temas: meio ambiente, juventudes, educação, sindicalismo rural, educação ambiental e desenvolvimento territorial rural.

Referências

ACSELRAD, Henri. Vulnerabilidade ambiental, processos e relações. Comunicação ao II Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econômicas e Territoriais, FIBGE, Rio de Janeiro, 2006.

BARCELOS, Frederico Cavadas e OLIVEIRA, Sônia Maria M.C. Novas Fontes de Dados sobre Risco Ambiental e Vulnerabilidade Ambiental. Disponível em: http://www.anppas.org.br/encontro4cd.../GT11-848-561.20080509105611. Acesso em 29.jul.2011.

BURTON, I.; KATES, R. W.; WHITE, G. F. Emerging Synthesis. The Environment as Hazard. Second Edition. New York/London, The

Guilford Press. 290 p. 1993.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 05 de dez.

_______. Ministério das Cidades. Disponível em: http://www.cidades.gov.br. Acesso em: 05 de set. 2012.

COORDENADORIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL – COMDEC/ESCADA. Plano de contingência de defesa civil. Escada, 2011.

CONFALONIERI, U.E.C. Global environmental change and health in Brazil: review of the present situation and proposal for indicators. Brazilian Perspectives. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2001.

DAGNINO, Ricardo de Sampaio, JUNIOR, Salvador Carpi. Risco ambiental: conceitos e aplicações. In: Revista de climatologia e estudos da paisagem. n.2 julho/dezembro/2007. Disponível em: http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/climatologia/article/viewPDFInterstitial/1026/958. Acesso em 30 de jun 2008.

ESCADA. Lei Orgânica da Escada. A Câmara Municipal Constituinte da Escada, no exercício de suas atribuições constitucionais, em Sessão Solene de 04 de abril de 1990, promulga a Lei Orgânica do Município.

________, Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (COMDEC). Avaliação de danos. COMDEC, 2010.

_________, Lei nº 2341/2012. Cria a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) do Município da Escada/PE e dá outras providências.

________, Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (COMDEC). Notificação preliminar de desastre. COMDEC, 2011.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico: Aglomerados subnormais: primeiros resultados. Rio de Janeiro, 2010.

LIMA, Maria Luísa. Contributos para o estudo da representação do risco. Informação Técnica: Ecologia Social ITECS, Lisboa, 1997.

MARCELINO, E. V. Desastres Naturais e Geotecnologias: Conceitos Básicos. Caderno Didático nº 1. INPE/CRS, Santa Maria, 2008.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (ORG.); ASSIS, Simone G.(ORG.); SOUZA, Edinilsa Ramos de (ORG.). Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005.

REBELO, F. Uma experiência européia em riscos naturais. Coimbra: Minerva

Coimbra, 2005.

PARK, C. Environmental hazards. London: Macmillan Education, 1985.

PLANO DIRETOR. Município de Escada. Lei nº 2155/2006.

PORTO, Marcelo Firpo de Souza. Uma ecologia política dos riscos – princípios para integrarmos o local e o global na promoção da saúde e da justiça ambiental. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2007.

SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL (CPRM). Ação emergencial para delimitação de áreas em alto e muito alto risco a enchentes e movimentos de massa – Escada/Pernambuco, 2012.

TOBIN, G.A; MONTZ, B.E. Natural hazards: explanation and integration. The Guilford Press. New York, 1997.

TUCCI, Carlos E. M. Gestão das Inundações Urbanas. Porto Alegre – RS/ Brasil, 2005.

VALENCIO, Norma et al. Sociologia dos desastres. São Carlos: RiMa Editora, 2009.

Downloads

Publicado

2020-06-17

Como Citar

Fragoso, M. L., & Silva, T. A. A. da. (2020). Desastre, risco e vulnerabilidade urbana: uma análise a partir das enchentes e inundações no município de Escada/PE. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 1(14), 36–53. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/2564