Caderneta agroecológica: A contribuição das mulheres para a soberania e segurança alimentar e conservação da agrobiodiversidade

Autores

  • Laeticia Jalil Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Luana Cristine Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Jannah Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Agricultoras Agroecológicas, Cadernetas Agroecológicas, Agrobiodiversidade, Soberania e segurança alimentar

Resumo

Este artigo busca visibilizar o protagonismo das mulheres para a preservação e manutenção da biodiversidade e demonstrar a contribuição das mulheres para a soberania e segurança alimentar. a partir da utilização da caderneta agroecológica, mapas dos agroecossistemas. As mulheres começam a compreender a importância e o valor de seu trabalho nos quintais produtivos, questionando a injusta divisão sexual do trabalho, se reconhecendo como guardiã da agrobiodiversidade, construindo a resistência nos quintais produtivos, atuando em diferentes espaços sociais e políticos, reivindicando seus direitos e disputando políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laeticia Jalil, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Cientista social com Doutorado em Ciências Sociais (UFFRJ), docente do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – Campus Dois Irmãos e líder do Núcleo Jurema: Feminismos, Agroecologia e Ruralidades.

Luana Cristine Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduanda do curso de engenharia florestal da Universidade Federal Rural de Pernambuco- Campus Dois Irmãos e integrante do Núcleo Jurema: Feminismos, Agroecologia e Ruralidades.

Jannah Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduanda do curso de Ciências Sociais  da Universidade Federal Rural de Pernambuco- Campus Dois Irmãos e integrante do Núcleo Jurema: Feminismos, Agroecologia e Ruralidades.

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

Jalil, L., Silva, L. C., & Oliveira, J. (2020). Caderneta agroecológica: A contribuição das mulheres para a soberania e segurança alimentar e conservação da agrobiodiversidade. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 2(15), 98–125. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/2858