Compreendendo o poder: reflexões sobre o “poder” como categoria analítica a partir da antropologia política

Autores

Palavras-chave:

Antropologia Política, Poder, Organização Social.

Resumo

O presente artigo compila algumas reflexões sobre a noção de poder e como esta se configura como uma categoria analítica na área da Antropologia Política. Dessa forma, partimos da perspectiva histórica a fim de provocar reflexões sobre os “velhos insights” para pensar novas questões acerca de tal área. Além disso, foi possível ampliar a discussão sobre o poder como um conceito crucial da Antropologia Política e suas implicações para os debates sobre as noções de Estado e organização social. Por fim, retomamos as interseções do conceito de poder, assim como outras discussões do campo político. Desse modo, objetivamos evidenciar como tal debate nos possibilita compreender questões atuais nos campos em que trabalhamos na condição de antropólogos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Neves Aguiar

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Foi bolsista de Iniciação Científica (2012-2014). Mestra em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação da UFPE. Participou do Laboratório de Estudos Avançados de Cultura Contemporânea (LEC). Tem experiência na área de Antropologia Política. Atualmente leciona as disciplinas Antropologia e Cultura Brasileira, integrada à grade curricular do curso de Serviço Social, Tecnologia da Informação, em Administração, Didática Fundamental e Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação vinculadas ao curso de Pedagogia, na Universidade Paulista (UNIP) Caruaru.

Whodson Silva, Universidade Federal de Minas Gerais Projeto Nova Cartografia Social

Doutorando em Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), bacharel em Administração pela Faculdade Santa Helena (FSH), licenciado em Ciências Sociais pela Universidade de Pernambuco (UPE). Graduação sanduíche na Universidad de Antioquia (Medellín, Colômbia), no curso de Antropologia. Integra o Projeto Nova Cartografia Social - secção Pernambuco. Membro do Laboratório de Estudos sobre Ação Coletiva e Cultura (LACC), Linha de Pesquisa: Cartografia Social e Identidades Coletivas.

Referências

AGUIAR, Aline Neves. 2019. Amizade ou parentesco? Mecanismos sociais na ocupação de cargos comissionados em um município no interior de Pernambuco. Uma contribuição aos estudos antropológicos de “corrupção”. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

BOURDIEU, Pierre. 1989. Sobre o poder simbólico. In. BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Lisboa: DIEFEL.

CLASTRES, Pierre. 2003. A sociedade contra o Estado. Pesquisa de antropologia política. São Paulo: Cosac Naify.

__________________. 2004. Arqueologia da violência: pesquisas de antropologia política. São Paulo: Cosac Naify.

FORTES, Meyer & EVANS-PRITCHARD, Edward Evan (org.). 1981. Sistemas políticos africanos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

GEERTZ, Clifford. 2008. A interpretação das culturas. 1. ed. 13. reimpr. Rio de Janeiro: LTC.

GRAEBER, David. 2009. Direct Action: an ethnography. Editora AK Press.

LEWELLEN, Ted. C. 1992. Political Anthropology: An Introduction. 2nd edition. Westport, CT and London: Bergin & Garvey.

RIBEIRO, Gustavo Lins. 2008. Poder, redes e ideologia no campo do desenvolvimento. In: Novos estudos. v. 80. p. 109-125.

SILVA, Whodson. 2019. O conto das quatro mil almas: uma etnografia do confronto de Indígenas e Quilombolas com a Central Nuclear do Nordeste. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

VELOSO, Caetano. Podres Poderes. 1984. Velô. Philips Records – LP.

WOLF, Eric. 2003. Encarando o poder: velhos insights, novas questões. In: FELDMAN-BIANCO, Bela; RIBEIRO, Gustavo Lins. Antropologia e Poder: Contribuições de Eric R. Wolf. Ed. Unicamp: São Paulo.

Downloads

Publicado

2020-06-17

Como Citar

Aguiar, A. N., & Silva, W. (2020). Compreendendo o poder: reflexões sobre o “poder” como categoria analítica a partir da antropologia política. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 1(14), 75–86. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/3345