Serviço Público: Cultura Organizacional e Terceirização do Trabalho

Autores

  • Luiz Felipe Soares Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

A terceirização é parte significativa das metamorfoses que ocorreram no mundodo trabalho pós-1970. Governos e empresas, como um todo, adotaram a estratégiade terceirizar algumas de suas atividades, seja com o intuito de lograr maiseficiência ou de reduzir custos. A terceirização do trabalho, no entanto, assumeespecificidades quando compreendida no contexto cultural das organizações. Oobjetivo deste artigo é, portanto, discutir o trabalho terceirizado em organizaçõespúblicas através do conceito de cultura organizacional. Para isso, realizamosentrevistas semiestruturadas com funcionários terceirizados e servidores públicosda Universidade Federal Rural de Pernambuco. Os resultados apontaramque o cotidiano de trabalho dos funcionários terceirizados é orientado a partirdos estímulos da cultura organizacional da universidade, apesar deles seremcontratados por empresas privadas. Do mesmo modo, chegamos à conclusão deque a cultura organizacional da UFRPE possui alguns traços constitutivos dacultura nacional.

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Biografia do Autor

Luiz Felipe Soares, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em bach. Ciências Sociais pela UFRPE. Mestrando em Sociologia pela UFPE

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Publicado

2016-02-17

Como Citar

Soares, L. F. (2016). Serviço Público: Cultura Organizacional e Terceirização do Trabalho. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 1(6), 72–92. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/569