RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO SOBRE FOTOSSÍNTESE FUNDAMENTADA NA TEORIA AUSUBELIANA

Autores

  • Josabete Salgueiro Bezerra de Carvalho Unidade Acadêmica de Garanhuns\Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Conceição Aparecida Soares Mendonça Unidade Acadêmica de Garanhuns\Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Leandro Dias de Lima UAG/UFRPE

Palavras-chave:

Conhecimento prévio. Ensino fundamental. Aprendizagem significativa. Botânica. Fisiologia vegetal.

Resumo

O trabalho apresenta o relato de uma experiência educativa sobre fotossíntese a luz da teoria ausubeliana. O objetivo foi contribuir para o ensino desse tema valorizando os conhecimentos prévios e relacionando estes aos novos conteúdos. Foi desenvolvido com 38 alunos das 6ª séries do ensino fundamental. Iniciou-se com o levantamento dos conhecimentos prévios e com os resultados destes foi elaborado um plano de ensino levando-se em conta esses conhecimentos. Organizou-se diferentes modos de instruir o conteúdo como aulas teóricas dialogadas, desenhos ilustrativos, atividades experimentais e pós-teste. Os resultados mostraram mudanças positivas e retrocessos no conhecimento do cotidiano com o conhecimento adquirido. O ocorrido indica que por meio das aulas dialogadas, os alunos tiveram a oportunidade de conferir seus conhecimentos prévios, frequentemente surgidos do seu cotidiano com os novos decorrentes da investigação realizada. As atividades experimentais desenvolvidas durante a intervenção foram organizadas em uma perspectiva construtivista, permitindo aos alunos entenderem os conceitos do tema partindo dos conhecimentos já existentes.  Entretanto, observou-se também muito conhecimento superficial. Os alunos apresentaram compreensões ingênuas antes e ao finalizar o estudo impossibilitando um aprendizado eficaz. Talvez, o curto tempo destinado para o ensino-aprendizado não tenha sido suficiente para promover uma aprendizagem significativa da fotossíntese.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josabete Salgueiro Bezerra de Carvalho, Unidade Acadêmica de Garanhuns\Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora de Botânca da Unidade Acadêmica de Garanhuns

Conceição Aparecida Soares Mendonça, Unidade Acadêmica de Garanhuns\Universidade Federal Rural de Pernambuco

Técnica em Educação na UAG/UFRPE

Leandro Dias de Lima, UAG/UFRPE

Mestrando em Produção Agrícola na UAG/UFRPE

Referências

ALMEIDA, R.O. Noção de fotossíntese: obstáculos epistemológicos na construção do conceito científico atual e implicações para a educação em ciencia.Candombá-Revista Virtual, v.1, n.1, p.16-32, 2005.

AUSUBEL, D.P., NOVAK, J.D., HANESIAN, H. Educational psychology. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1978.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Tradução de E. Nick; H. B. C. Rodrigues; L. Peotta; M. A. Fontes; M. G. R. Maron. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

AUSUBEL, D.P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lis-boa: Plátano, 2000.

____________ Adquisición y retención del conocimiento: una perspectiva cognitiva. España: PAIDÓS, 2002, 325p.

CASTRO, D.R.; BEJARANO, N.R.R. O conhecimento dos estudantes do ensino fundamen-tal I sobre funções vitais de animais e plantas. Revista Iberoamericana de Educacion, v.3, n.59, p.1-15, 2012.

DIAS, L.C.D; MOREIRA, B.; ALMEIDA, N.G; BRUGIOLO, S.S.S; SOUSA, B.M. A utilização de experiências científicas como ferramenta para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de fotossíntese. Cadernos da Pedagogia. São Carlos, ano 7, v.7, n.13, p.64-71, 2013.

GARCIA, M. F. F. REPENSANDO A BOTÂNICA. IN: COLETÂNEA DO 7º ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, SÃO PAULO, 2000.

HARRES, J.B.S.; PIZZATO, M.C.; SEBASTIANY, A.P.; PREDEBON, F.; FONSECA, M.C. Laboratórios de Ensino: inovação curricular na formação de professores de ciências. In: 9º Encontro Gaúcho de Educação Matemática [evento na internet]. 2006, p. 28-30; Caxias do Sul, Brasil.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. 4a ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

LIESENFELD, V.; ARFELLI, V.C.; SILVA, T.M.; OLIVEIRA, J.M.P. Fotossíntese: utili-zação de um modelo didático interativo para o processo de ensino e aprendizagem. Revista de Ensino de Bioquímica, v.13, n.1, p.9-26, 2015.

LUMPE, A. T.; STAVER, J. R. Peer collaboration and concept development:Learning about photosynthesis. Journal of Research in Science Teaching, v. 32, n. 1, 1995, p. 71-98.

MELILLÁN, C.; MARÍA; CAÑÁL, P.; VEGA, R.; MÁXIM0. Las concepciones de los es-tudiantes sobre la fotosintesis y la respiracion: una revisión sobre la investigación didáctica en el campo de la enseñanza y el aprendizaje de la nutrición de las plantas. Enseñanza de las Ciencias. v. 24, n.3, 2006, pp. 401-410.

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. In Masini, E. F. S.; Moreira, M. A. (Orgs.). Aprendizagem significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos (pp. 15-44). São Paulo: Vetor, 2008, p.15-44.

WANDERSEE, J. ‘Studentes’ misconceptions about photosyntesis: a cross-age study. In H. Helm e J. Novak (ed.), Proceedings of the international seminar on misconceptions in sci-ence and mathematics. Ithaca, NI: Departament of Education, Cornel University, 1993, pp. 441-466.

PEREIRA, M. G. Uma experiência em Instrumentação para o Ensino de Biologia levada a efeito no Departamento de Metodologia da Educação (DME) da Universidade Federal da Paraíba. In: Coletânea do 7º Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, São Paulo, 2 a 4 fev. 2000.

SONGER, C.; MINTZES, J. “Understanding cellular respiration: an analysis of conceptual change in college biology”. Journal of Research in Science Teaching, v. 31, 1994, pp. 621-637.

SOUZA, S. C. de; ALMEIDA, M. J. P. M. A fotossíntese no ensino fundamental: compreen-dendo as interpretações dos alunos. Ciência & Educação, v. 8, n. 1, 2002, p. 97-111.

TAIZ, L.; ZEIGER, E. Fisiologia Vegetal. 3. ed. São Paulo: Artmed, 2013, 719p.

ZAGO, L.M.; GOMES, A.C.; FERREIRA, H.A.; SOARES, N.S.; GONÇALVES, C.A. Fo-tossíntese: uma proposta de aula investigativa. Revista Brasileira de Biociências, Porto Ale-gre, v.5, supl.1, p.759-761,2007.

ZOMPERO, A.F & LABURÚ, C.E. Significados de fotossíntese produzidos por alunos do ensino fundamental a partir de conexões estabelecidas entre atividade investigativa e multi-modos de representação. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.13, n.3, p.242-266, 2014.

YORE, L.D. & HAND, B. Epiloue: plotting a Research Agenda for Multiple Representations, Multiple Modality, and Multimodal Representational Competency. Research in Science Ed-ucation, v.40, n.1, p.93-101, 2010.

Downloads

Publicado

2017-05-04

Como Citar

Bezerra de Carvalho, J. S., Mendonça, C. A. S., & Lima, L. D. de. (2017). RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO SOBRE FOTOSSÍNTESE FUNDAMENTADA NA TEORIA AUSUBELIANA. Educação E (Trans)formação, 2(1), 79–93. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/1131

Edição

Seção

Artigos