O COORDENADOR PEDAGÓGICO E SUAS ATRIBUIÇÕES NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

  • Aline Matias Maciel
  • Maria Vitória de Freitas Pereira

Palavras-chave:

Coordenação Pedagógica. Atribuições. Formação Continuada.

Resumo

Esse trabalho surgiu a partir da disciplina de coordenação pedagógica, no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE - UAG. Teve como objetivo compreender o papel do coordenador na escola, identificando suas atribuições, dificuldades, desafios, ou seja, aspectos que estão ligados a atuação deste profissional. Como forma de coleta de dados, realizamos uma entrevista semiestruturada com duas coordenadoras do município de Garanhuns-PE, sendo uma das participantes responsável pelo ensino fundamental e a outra pela modalidade da educação de jovens e adultos. Destacamos a formação continuada como um dos aspectos essenciais para a manutenção do olhar e fazer pedagógico, e diante desse cenário, o coordenador pedagógico tem como uma de suas funções propiciar momentos de formação continuada para atender aos professores em suas dificuldades, seus anseios e também compartilhar os bons resultados de suas práticas em prol de uma educação de qualidade que possibilite o aluno a problematizar e exercer sua cidadania em sociedade. Foi possível concluir que apesar das particularidades de atuação de cada coordenadora, a formação continuada se constitui como um espaço em comum de atuação, visando sempre a busca pelo diálogo diante das diversas funções que compete ao coordenador pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FREIRE, Paulo, 1996.

FREIRE, Paulo, 1985.

FONSECA, Maria da Conceição F. R, 2002.

GARANHUNS. Lei nº 3758 de 2010. Dispõe sobre a reorganização do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração.

GEGLIO, Paulo César, 2008.

LIMA, Paulo Gomes; SANTOS, Sandra Mendes dos, 2007.

LÜDKE, Menga & ANDRÉ, Marli, 2012.

NÓVOA, António, 1992.

ORSOLON, Luzia Angelina Marino, 2003.

TARDIF, Maurice, 2002.

VASCONCELLOS, Celso dos S, 2010.

Downloads

Publicado

2017-05-04

Como Citar

Maciel, A. M., & Pereira, M. V. de F. (2017). O COORDENADOR PEDAGÓGICO E SUAS ATRIBUIÇÕES NO ESPAÇO ESCOLAR. Educação E (Trans)formação, 2(1), 111–124. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/1147

Edição

Seção

Artigos