RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE NO SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR DE HISTÓRIA: PIBID, O QUE APRENDI COM VOCÊ?

Autores

  • Maria Josilda Ferreira da Siva UPE
  • Jananaíra Barros Cavalcante Universidade de Pernambuco

Palavras-chave:

Pibid. Formação. Aprendizagem. Prática de ensino.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições e a qualificação de conhecimentos adquiridos com as formações docentes no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência – PIBID/CAPES – UPE/Campus Garanhuns, de abril de 2014 a março de 2017, período no qual atuei como bolsista do Subprojeto Interdisciplinar de História. Descrevo de forma clara e precisa todas as experiências metodológicas adquiridas com os estudos e com os cursos de formação realizados com os professores coordenadores do PIBID Interdisciplinar para o incentivo e a valorização do magistério, que promoveram uma ampla integração entre os saberes docentes no ensino superior para o aperfeiçoamento da qualidade educativa da escola básica. Tais experiências levaram-me ao desenvolvimento de uma prática de leitura e de execução de atividades criativas e dinâmicas para os estudantes da escola pública, visando o fomento de um trabalho coletivo entre os colegas bolsistas, os professores, os supervisores e os educandos. Dessa forma, esse relato de experiência apresenta os saberes e os êxitos obtidos nas produções didáticas que elaborei e executei para os estudantes do ensino fundamental do 6º ao 8º ano nas escolas Professor Mario Matos e Ivonita Alves Guerra/Aplicação. Estas ações tiveram como intuito contribuir para a aprendizagem educacional por meio da prática da interdisciplinaridade que, sem dúvida, foi o caminho essencial e necessário para que houvesse de fato a interação do conhecimento e a superação dos problemas e dos desafios que se fizeram presentes nos espaços educativos em que atuamos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Josilda Ferreira da Siva, UPE

Graduada em História em 2016 pela UPE/Campus Garanhus e foi bolsista do PIBID Interdisciplinar de História  de Abril de 2014 a Março de 2017.

Referências

REGIMENTO INTERNO DO PIBID, no âmbito da universidade de Pernambuco, com base na Lei nº 9.394/1996, e a Lei nº 12.796/2013 seguido do Decreto nº 7. 219/2010.

FONSECA, Selva Guimarães. Interdisciplinaridade, Transversalidade e ensino de História. In: Didática e Prática de ensino em história: Experiência, reflexões e aprendizados/ Selva Guimarães Fonseca. – Campinas, SP: Papirus, 2003.

RIBEIRO, Marcus Venicio. Não Basta ensinar História. In: Revista nossa história, ano 1, nº6, abril 2004.

CÂMARA, Bruno Augusto Dornelas. “Havia uma pedra no meio do caminho: A disciplina Fundamentos e Metodologia”. In. PUENTES, Cláudia Cristina, SOUZA, Sônia Magali A. (organizadoras) Possibilidades: prática pedagógica no ensino superior. Recife: Baraúna, 2009, pp. 93-106.

FAZENDA, Ivani (org.). Práticas Interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez 1991.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 10719: Apresentação de relatórios técnico-científicos. Rio de Janeiro, 4º. Edição 2015.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Ferreira da Siva, M. J., & Cavalcante, J. B. (2017). RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE NO SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR DE HISTÓRIA: PIBID, O QUE APRENDI COM VOCÊ?. Educação E (Trans)formação, 2(2), 29–41. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/1381

Edição

Seção

Relatos de experiência