CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Avaliação, Professor

Resumo

O presente estudo é resultado da análise realizada acerca do papel da avaliação da aprendizagem, a partir do discurso de professores da educação infantil de escolas da rede municipal e rede privada de ensino da região metropolitana do Recife-PE, estruturado através de inquietações fomentadas nos estágios durante o curso de Pedagogia. Através de entrevistas semiestruturadas, caracterizou-se a avaliação da aprendizagem para os professores, as tendências avaliativas e as influências da avaliação da aprendizagem para o desenvolvimento das crianças. Os resultados sugeriram que a avaliação da aprendizagem assume um papel primordial no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil, sendo esta um elemento contínuo no cotidiano docente. A avaliação neste contexto contribui para que o docente conheça seu estudante, favorece a compreensão de possíveis dificuldades de aprendizagem, além de contribuir para reorientar a prática do profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Beltrão Soares, UFPE / FAFIRE

Possui graduação em Pedagogia (2010), mestrado em (2013) e doutorado em pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Atualmente é professora vinculada ao Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino - UFPE e da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). Atua na graduação em Pedagogia, Licenciaturas Diversas e no Programa de Pós-Graduação em da FAFIRE. Tem experiência na formação de professores, com ênfase em Psicologia da , Infantil e Estágio na básica. Se dedica aos estudos sobre a de crianças, violência nas escolas e contra o professor. É coordenadora institucional do Programa Residência Pedagógica da FAFIRE.

Maria Sandra da Costa Ribeiro, UFPE

Graduada em Pedagogia pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco

Maria Natália da Rocha Ribeiro Santos, UFPE

Graduada em Pedagogia pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco

Referências

BARDIN, L. (2006). Análise de conteúdo. (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70. (Obra original publicada em 1977).

BASSEDAS, E. HUGUET, T. SOLÉ, I. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação. Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 1998, vol. 1, 2 e 3.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9.394/96, 1996.

ESTEBAN, T. M. Escola Currículo e Avaliação. São Paulo: Cortez, 2003. – 3. ed. – (Série cultura, memória e currículo: v. 5).

HAYDT, C. R. Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem. Editora: Àtica, 1997.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação - mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 41°ed. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1992.

___________. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação e realidade, 2001.

___________. Avaliação e Educação Infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre. Editora: Mediação, 2012.

KRAMER, Sônia. (org.). PEREIRA, C. B. A, OSWALD, B. M. L. M e ASSIS, R. (col.). Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular para a educação infantil. 14. Ed. São Paulo: Àtica, 2009.

OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2. Ed. 2005.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed, 1999

Downloads

Publicado

2019-02-26

Como Citar

Soares, M. B., Ribeiro, M. S. da C., & Santos, M. N. da R. R. (2019). CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Educação E (Trans)formação, 4(1), 1–19. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/2038

Edição

Seção

Artigos