ATABIACHIN DE MARCA MAIOR: DESENCONTROS ENTRE O ÉTICO E O ÊMICO

Autores

Palavras-chave:

Afro-brasileiro – Tradição Oral – Etnomusicologia – Identidade

Resumo

Os cultos afro-brasileiros há muito vêm despertando o interesse em diversas áreas do conhecimento científico, não apenas no Brasil, mas também em outros pólos de produção acadêmica em domínios das ciências sociais e humanas, com destaque para abordagens da sociologia, da antropologia, da educação, da musicologia, da etnomusicologia, da linguística, da pedagogia, das expressões artísticas, e da história. O conceito de afro-brasilidade aciona um complexo de valores e sentidos que dialogam com a noção de identidade nacional presente na literatura dos segmentos acima citados. Este artigo persegue então a problemática que emerge do desencontro entre a voz ética de abordagens acadêmicas, e a voz êmica da população portadora de culturas de tradição oral africana no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Antônio Ferreira Souza, Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical - Governo de Pernambuco

Doutor e Mestre em Ciências Musicais - ETNOMUSICOLOGIA - pela Universidade Nova de Lisboa. Licenciado em Música pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor II - nível 1a - matrícula 197.102-6 do Governo do Estado de Pernambuco das disciplinas Bateria e Percussão Popular. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em ETNOMUSICOLOGIA (Pesquisador) e MÚSICA ARTÍSTICA (Baterista e Percussionista) com inscrição na OMB sob nº 6.062. Faz parte do Grupo de Estudos do Núcleo de Etnomusicologia do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco coordenado pelo Doutor Carlos Sandroni, do Grupo de Investigadores (colaborador) do INET-md - Instituto de Etnomusicologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa presidido pela Doutora Salwa El-Shawan Castelo-Branco, e compõe o Grupo de Pesquisas em Etnomusicologia da UFPR coordenado pelo Doutor Edwin Pitre Vásquez. Músico percussionista com experiência em ritmos tradicionais do Nordeste Brasileiro. Baterista, compositor e arranjador. 

Referências

BITTENCOURT, M; CORREA, S M S. África e Brasil: uma história de afastamentos e aproximações. Métis: história & cultura. Caxias do Sul, RS: Educs, v. 10, nº 19, 2011, p. 8

DETTMAM, D. Racismo científico: o legado das teorias bioantropolóticas na estigmatização do negro como delinquente. Âmbito Jurídico, v. XIII, p. 01, 2010.

MARTIUS, C F P V. Como se deve escrever a história do Brasil. Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). 1845.

OLIVEIRA JUNIOR, G B. Agostinho da Silva e o CEAO: a primeira experiência institucional dos estudos africanos no Brasil. 2010. 235f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, 2010, p.14.

SCHLICKMANN, M. A trajetória dos estudos africanos no Brasil: 1930 a 1980/ The trajectory of African studies in Brazil: 1930 to 1980. Temporalidades – Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. v. 8, n. 1 (jan./maio 2016) – Belo Horizonte: Departamento de História, FAFICH/UFMG.

SCHWARCZ, L M. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil – 1879 – 1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993, p. 82.

VARNHAGEN, F A. História Geral do Brazil (1854-1857). Madrid, Imprensa de J. del Rio, a cargo de F. Molina, R. Estrella, 7. 1877

Downloads

Publicado

2019-02-26

Como Citar

Souza, F. A. F. (2019). ATABIACHIN DE MARCA MAIOR: DESENCONTROS ENTRE O ÉTICO E O ÊMICO. Educação E (Trans)formação, 4(1), 53–67. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/2276

Edição

Seção

Artigos