MÚSICA AFRO-BRASILEIRA: IDENTIDADE E CULTURA PARA A ESCOLA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO CASTAINHO-PE

Autores

  • Mikaelly Sobral dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO-UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS
  • Fernando Antonio Ferreira de Souza

Palavras-chave:

Música, Cultura, Afro-brasileiro, comunidade quilombola, Identidade.

Resumo

No agreste de Pernambuco verifica-se ações de construção da identidade nacional a partir de experiências culturais de tradição oral. A escola emerge neste contexto como palco de reavivamento e continuidade de valores identitários locais supostamente ameaçados por tendências de fluidez identitária decorrentes da globalização. A música, enquanto recurso didático e interativo social, emergiu nestes espaços locais da comunidade quilombola Castainho com o intuito de auxiliar uma ação de continuidade da tradição da própria comunidade no cotidiano expressivo dos mais jovens. Como fruto da observação etnográfica realizada no terreno emergiram dados e testemunhos locais acerca de intervenções diversas na escola Virgília Garcia Bessa, revelando que a escola cumpre para esta comunidade uma função integradora entre o passado e o presente. Este trabalho busca mostrar a importância de valorizar a cultura afrodescendente e que esta pode ser efetuada através da música, que é um elemento importante na construção da identidade cultural, nesse caso direcionada à cultura quilombola dos discentes da escola do Castainho que tem sido perdida com o decorrer dos anos e a interferência de culturas externas. 

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Biografia do Autor

Mikaelly Sobral dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO-UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS

Estudante do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia

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Publicado

2019-02-26

Como Citar

Sobral dos Santos, M., & Ferreira de Souza, F. A. (2019). MÚSICA AFRO-BRASILEIRA: IDENTIDADE E CULTURA PARA A ESCOLA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO CASTAINHO-PE. Educação E (Trans)formação, 4(1), 68–83. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/2313

Edição

Seção

Artigos