O currículo de Sociologia em Mato Grosso do Sul: aspectos e tendências

Autores

  • Douglas de Melo Justino da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Veronildes Batista dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Currículo de Sociologia, Ensino Médio, Mato Grosso do Sul

Resumo

Esse artigo busca identificar as tendências e aspectos que formam o currículo de Sociologia na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul, a partir de análise bibliográfica. Considerando que o currículo é instrumento norteador de conteúdos e temáticas abordadas na disciplina de Sociologia nas escolas estaduais de ensino médio, tratou-se de analisar os temas e assuntos que formam o referencial curricular de Sociologia, presente durante os três anos da etapa do ensino médio. Nesse sentido, foram reunidos o referencial curricular de Sociologia, formulado a partir da BNCC, e colocado em vigor no ano de 2021. Em análise com referências bibliográficas, observa-se que o currículo de Sociologia de Mato Grosso do Sul é marcado por uma extensão de temas contemporâneos nacionais e internacionais, possibilitando observar a relação com a ideia de educação política na atualidade, as questões étnico-raciais que são fundantes para o estado e o país, além da formação da identidade sul -mato-grossense. Com a análise sobre o currículo de Sociologia, percebemos a compreensão dos temas e objetos de estudo sociológico na atualidade regional e nacional, o papel da Sociologia enquanto disciplina escolar, os desafios de estabelecer as temáticas sociológicas que formam um currículo escolar e a importância da Sociologia para analisar e compreender questões sociais de um próprio estado e país a partir do espaço de socialização e construção dos saberes que é a escola.  

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Publicado

2022-06-20

Como Citar

de Melo Justino da Silva, D., & Batista dos Santos, V. (2022). O currículo de Sociologia em Mato Grosso do Sul: aspectos e tendências . Educação E (Trans)formação, 7(1), 40–54. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/4937

Edição

Seção

Artigos