Literatura de cordel

uma proposta didática analisando a tradição de 10 décadas (1912 a 2013)

Autores

  • Josineide Nóbrega

Palavras-chave:

Literatura de Cordel, Tradição Discursiva, Propositura didática

Resumo

O presente trabalho resulta da pesquisa sobre Tradições Discursivas que percorre o gênero literário cordel, e tem como escopo investigar informações que tematizam a história e a estrutura da literatura de cordel, examinando aspectos da forma e do conteúdo, bem como, apresentar as características que marcaram o gênero em séculos passados e os elementos de sua transformação, pontuando a permanência e a mudança. A princípio faremos uma breve apresentação do percurso histórico do folheto de cordel, tradição que surge no Brasil, trazida pelos colonizadores. Logo após, discutiremos os conceitos da Tradição Discursiva e da prática docente por meio de sequências didáticas. Dentre os teóricos utilizados, destacam-se Kabateck (2005); Marinho e Pinheiro (2012); Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Por fim, apresentaremos uma proposta didática pautada na abordagem da tradição do gênero. Nossa pretensão é apresentar proposições didáticas para a práxis docente, contemplando a tradição discursiva do gênero e considerando a natureza poética do cordel.

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Biografia do Autor

Josineide Nóbrega

Graduada do curso Licenciatura em Letras Português-Espanhol pela Universidade Federal Rural dePernambuco (UFRPE).

Referências

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Publicado

2021-02-01

Como Citar

Nóbrega, J. . (2021). Literatura de cordel: uma proposta didática analisando a tradição de 10 décadas (1912 a 2013). Encontros De Vista, 23(1), 40–51. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4137

Edição

Seção

Artigos