A CRÍTICA CULTURAL NO FEMININO: O CONTRIBUTO DE ANA PLÁCIDO

Autores

Palavras-chave:

Crítica cultural, Ana Augusta Plácido, Imprensa

Resumo

A participação de Ana Augusta Plácido nos periódicos oitocentistas, do nosso ponto de vista, fez parte de um movimento de ampliação do papel feminino para além das condições e limites do espaço familiar.  Além de escritora, poeta e tradutora, Ana Augusta também atuou como crítica literária. Assim, neste artigo, pretendemos identificar a atuação de Ana Plácido no periódico Gazeta de Notícias do Porto como crítica literária e ressaltar alguns momentos paradigmáticos que acompanham a produção destes textos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Mello Guimarães, Instituto Politécnico de Portalegre (Portugal) CLEPUL (Universidade de Lisboa)

Pós-doutora em Letras, nomeadamente em Estudos de Género, pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Brasil). Doutora em Literatura pela Universidade de Évora (Portugal), com tese envolvendo Eça de Queirós, a Revista de Portugal e o problema da modernização cultural. Mestre em Estudos Lusófonos pela Universidade de Évora, com pesquisa sobre o periódico As Farpas, o jornalismo de Eça de Queirós e o Brasil. Tem estudos específicos sobre mulheres pioneiras no jornalismo, nomeadamente Alice Moderno. Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa.  Professora na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre. Participa no Centro de Filosofia Brasileira da UFRJ com relação aos estudos de Filosofia e Literatura de língua portuguesa, e também é membro do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa-CLEPUL.

Referências

BARTHES, Roland. Crítica e Verdade. Lisboa: Edições 70, 1987.

BARRETO, Moniz (1889) “A literatura portuguesa no século XIX” in Revista de Portugal. Volume I. Porto: Lugan & Genelioux, pp 1-40

CAMPOS, Maria Amélia. Ana, a lúcida – Biografia de Ana Plácido, a mulher fatal de Camilo. Lisboa: Editora Parceria, 2008.

CASTELO- BRANCO, Camilo. “Proemio” In Gazeta Literária do Porto. Porto: Tipografia da Livraria de A. de Moraes, 6 de janeiro de 1868

ORTIGÃO, Ramalho. Figuras e Questões Literárias I. Lisboa: Livraria Clássica Editora, 1947.

PIMENTEL, Alberto. Memórias do Tempo de Camilo. Porto: Magalhães & Moniz, 1913.

PLÁCIDO, Ana. “Meu amigo “Carta I” In Gazeta Literária do Porto. Porto: Tipografia da Livraria de A. de Moraes, 1868, p 5.

PLÁCIDO, Ana. “Sons que passam” In Gazeta Literária do Porto. Porto: Tipografia da Livraria de A. de Moraes, 1868, pp.38, 40

PLÁCIDO, Ana. “Quadros Cambiantes” In Gazeta Literária do Porto. Porto: Tipografia da Livraria de A. de Moraes, 1868, pp. 63,65.

PLÁCIDO, Ana. “Vozes sem eco” In Gazeta Literária do Porto. Porto: Tipografia da Livraria de A. de Moraes, 1868, pp pp.112, 114.

PLÁCIDO, Ana. “Moda” In Gazeta Literária do Porto. Porto: Tipografia da Livraria de A. de Moraes, 1868, pp. pp58; 97,98.

TENGARRINHA, José. Nova história da imprensa portuguesa das origens a 1865. Lisboa: Círculo de Leitores, 2013.

Downloads

Publicado

2020-08-14

Como Citar

Guimarães, A. M. (2020). A CRÍTICA CULTURAL NO FEMININO: O CONTRIBUTO DE ANA PLÁCIDO. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 7(1), 65–75. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/3701