O FAZER POLICIAL: TENSÕES, CONFLITOS, DESORDEM

Autores

  • Aretuza Pereira Santos UNEB

Palavras-chave:

Sentidos. Crime. Polícia Militar.

Resumo

No cenário brasileiro, a polícia militar ocupa um lugar historicamente marcado por reincidentes práticas de violências e abuso de poder, pondo em descrédito a função que lhe é atribuída socialmente, ou seja, manter a ordem, a paz e garantir a segurança. Neste trabalho, propomos discutir sobre o que se mantém, apaga e ressignifica em alguns dizeres que circulam quando as ações policiais ocorrem e/ou resultam em crimes. À luz da teoria pecheuxtiana, uma vez que enquanto prática de compreensão histórica dos processos semânticos possibilita a compreensão de como as tensões sociais se processam no campo da linguagem, selecionamos uma ocorrência de violência e abuso de poder em jornais virtuais, buscando nos comentários dos leitores pistas que ajudassem a compreender o funcionamento discursivo circulante em relação às práticas empreendidas na forma de agir, de ser e do fazer policial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aretuza Pereira Santos, UNEB

Professora. Mestre em Estudos de Linguagens (UNEB), Especialista em Gestão Educacional (UCB-RJ) e Licenciada em Letras Vernáculas (UEFS).   E-mail: aretuzap@yahoo.com.br.

Referências

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos de estado. Editorial Presença: Martins Fontes, Tradução de Joaquim José de Moura Ramos, 1970.

BADIOU, Alain. Sobre o Mal: Uma Entrevista com Alain Badiou. [Julho de 2016]. Plataforma Digital Lavra Palavra. Entrevista concedida a Christoph Cox e Molly Whalen. Tradução de Hugo Gomes Penaranda. Disponível em: < https://lavrapalavra.com/2016/07/15/sobre-o-mal-uma-entrevista-com-alain-badiou/?blogsub=confirming#blog_subscription-3. Acesso em: 21 set. 2016.

BERNARDO, João. [1991]. Economia dos Conflitos Sociais. 2ª Edição. SP: Expressão Popular, 2009.

COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos: EDUFSCAR, 2009.

G1-BA, Jovem grávida estuprada por PMs na Bahia descreve momentos de pânico. Salvador, Jornal G1-Ba, 13 de julho de 2015, p. 01.Disponível em http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/07/jovem-gravida-estuprada-por-pms-na-bahia-descreve-momentos-de-panico.html Acesso: 22jul.2018.

HOLLOWAY, Thomas H. Polícia no Rio de janeiro: repressão e resistência numa cidade do século XIX. Tradução Francisco de Castro Azevedo. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1997.

MARIANI, Bethânia. O PCB e a imprensa: os comunistas no imaginário dos jornais (1922-1989). Rio de Janeiro: Revan, Campinas, SP: Unicamp, 1998.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: SP. Pontes, 2009.

ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução Eni P. Orlandi [et al.] Campinas: Unicamp, 2009 [1975].

SANTOS, Aretuza. A demonização do outro enquanto estratégia discursiva. Anais Online do III Seplev (2016) Imaginário, sujeito, representações. Volume 3, 2016.

Downloads

Publicado

2020-08-14

Como Citar

Santos, A. P. (2020). O FAZER POLICIAL: TENSÕES, CONFLITOS, DESORDEM. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 7(1), 47–56. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/3753