A PULSEIRA AZUL DO FILÓLOGO: UMA LEITURA DE NOTA DE RODAPÉ, DE JOSEPH CEDAR

Autores

Palavras-chave:

Memória Cultural, Cinema judaico

Resumo

O presente trabalho traz a leitura do filme Nota de Rodapé, de Joseph Cedar a partir dos conceitos de memória cultural, fama e lixo apresentados por Aleida Assmann em seu livro Espaços de Recordação. O filme é a narrativa da tensão entre dois pesquisadores do Talmude, Eliezer Shkolnik e Uriel Shkolnik que são, também, pai e filho. O ápice do enredo é quando o Shkolnik pai recebe uma ligação informando-o que foi escolhido para  receber o prêmio Israel. Porém, a ligação foi um engano, visto que o verdadeiro ganhador foi  seu filho. Uriel se esforça para manter o prêmio destinado ao pai. O objetivo deste trabalho é apontar, nas cenas, que o move Uriel a manter a mentira é o desejo der qu fazer com que o pai seja valorizado pela coletividade. Com isso, ele acredita que alcançará seu próprio reconhecimento no espaço de recordação familiar. A conclusão foi que Eliezer Shkolnik não consegue, de fato, uma entrada para a memória cultural, mas alcança a fama, visto que a premiação não é pautada em uma verdade e, para além disso, a cena final do filme é uma encenação do recebimento do prêmio, em uma ilustração do conceito de fama apresentado por Aleida Assmann.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hêmille Raquel Santos Perdigão, Universidade Federal de Ouro Preto

Bacharela em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Ouro Preto.Mestranda em Letras: Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Referências

ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas: Editora da UNICAMP, 2018.

HORÁCIO. Odes e epodos. Tradução de Bento Prado de Almeida Ferraz. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

PESSOA, Fernando. Poesia Completa de Ricardo Reis. São Paulo: Companhia de Bolso, 2015.

SARLO, Beatriz. Tempo passado: Cultura da memória e guinada subjetiva. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

VASCONCELOS, Carolina Michaëlis de. Lições de Filologia Portuguesa. São Paulo: Livraria Martins Fontes, n/d.

Filmografia

NOTA DE RODAPÉ. Roteiro e direção de Joseph Cedar.. Israel: Produção de David Mandil, Moshe Edery e Leon Edery , 2011. Distribuidor Sony Pictures classics.2011. Canal MGM. (105 minutos), colorido.

Downloads

Publicado

2021-07-10

Como Citar

Perdigão, H. R. S. (2021). A PULSEIRA AZUL DO FILÓLOGO: UMA LEITURA DE NOTA DE RODAPÉ, DE JOSEPH CEDAR. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 8(1), 110–134. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/3881