O SAGRADO E O PROFANO NA OBRA A RELÍQUIA, DE EÇA DE QUEIRÓS

Autores

Palavras-chave:

O sagrado, o profano, a paródia, A relíquia, Eça de Queirós.

Resumo

O presente trabalho objetiva expor uma análise sobre a presença do sagrado e do profano na obra A relíquia (1887),  do escritor português Eça de Queirós. A primeira parte da pesquisa busca, assim, compreender o processo de profanação do sagrado na obra eciana em questão, cujo apogeu se dá com a morte de Cristo e a não ocorrência de sua ressurreição. No decorrer do segundo subtítulo, tenta-se entender de que forma a mesma morte poderia ser vista como, distintamente do que se demonstra na etapa inicial do artigo, um movimento que teria a finalidade de sacralizar por meio da dessacralização a mensagem de Cristo, que transcenderia a morte e se transformaria em metáfora religiosa, cabendo a cada indivíduo a compreensão do sentido por ela guardado. Por fim, na última parte, é demonstrado o funcionamento da paródia, recurso de que o romance se utiliza para profanar o Evangelho e, também, ressacralizá-lo pela dessacralização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Borguetti Lara, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - Campus de Sinop

Graduado e Mestre em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – Campus de Sinop e professor interino de Língua Portuguesa e Inglesa na rede pública municipal de Sinop. E-mail: brborguetti@gmail.com.

Adriana Lins Precioso, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - Campus de Sinop

Professora Doutora da FAEL – Faculdade de Educação e Linguagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – Campus de Sinop, atuante no Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGLetras e também do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS. E-mail: adrianaprecioso@unemat.br.

Referências

ADONIS. Nasci no Corão. In: BARLOEWEN, C. V. (Org.). Livro dos saberes: diálogos com grandes intelectuais do nosso tempo. Trad. Will Moritz. Osasco: Novo Século, 2010, p. 25-48.

CAMPBELL, J. Isto és tu: redimensionando a metáfora religiosa. Trad. Edson Bini. São Paulo: Landy, 2002.

DELEUZE, G. Platão e o simulacro. In: ______. Lógica do sentido. Trad. Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, 1998.

D’ONOFRIO, S. Poema e narrativa: estruturas. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1978.

ELIADE, M. Mito e realidade. Trad. Pola Civelli. São Paulo: Perspectiva, 2011.

______. O sagrado e o profano: a essência das religiões. Trad. Rogério Fernandes. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

FERREIRA, J. C. Eça de Queirós: um gênio da literatura mundial. Revista Multidisciplinar da UNIESP, Presidente Prudente, n. 7, p. 110-122, jun. 2009. Disponível em:http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20180403123655.pdf. Acesso em: 28 dez. 2020.

FRANCO, M. M. A. A relíquia sob o signo do fingimento. Revista IPOTESI, Juiz de Fora, v. 5, n. 1, p. 95-110, 2001. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ipotesi/article/view/19252. Acesso em: 28 dez. 2020.

HUTCHEON, L. Uma teoria da paródia: ensinamentos das formas de arte do século XX. Trad. Teresa Louro Pérez. Lisboa: Edições 70, 1985.

S. JOÃO. O Santo Evangelho segundo S. João. In: A Bíblia Sagrada: contendo o Velho e o Novo Testamento. Trad. João Ferreira de Almeida. Rio de Janeiro: Sociedade Bíblica do Brasil, 1978.

S. MARCOS. O Santo Evangelho segundo S. Marcos. In: A Bíblia Sagrada: contendo o Velho e o Novo Testamento. Trad. João Ferreira de Almeida. Rio de Janeiro: Sociedade Bíblica do Brasil, 1978.

QUEIRÓS, E. de. A relíquia. Porto: Porto Editora, 1991.

SANT’ANNA, A. R. de. Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 1988.

Downloads

Publicado

2021-07-10

Como Citar

Lara, B. B., & Precioso, A. L. (2021). O SAGRADO E O PROFANO NA OBRA A RELÍQUIA, DE EÇA DE QUEIRÓS. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 8(1), 61–86. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/3954