OS DESCAMINHOS DO ENCONTRO

REALISMO MARAVILHOSO E DIÁLOGO LITERÁRIO EM CEM ANOS DE SOLIDÃO E A JANGADA DE PEDRA

Autores

Palavras-chave:

Cem anos de solidão; Estudos comparados; Insólito; Jangada de Pedra; Realismo maravilhoso.

Resumo

O presente trabalho tem como intuito verificar a presença do realismo maravilhoso nos romances Cem anos de solidão (1967) do colombiano Gabriel García Márquez e A jangada de Pedra (1986) do português José Saramago. Cremos que a estética real maravilhosa se constrói nas duas narrativas fazendo uso de imagens, alegorias e evocando raízes míticas que apontam o diálogo entre os continentes Americano e Europeu. Ao mesmo tempo, acreditamos que ao fazerem uso do real maravilhoso, os autores propõem uma crítica ao homem moderno e ao mesmo tempo, buscam dialogar com o futuro desse homem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nefatalin Gonçalves Neto, UFRPE - UAST

Professor de Língua e Literatura Latina, bem como de Literatura Portuguesa da UFRPE-UAST e líder do GELLPOMC (Grupo de Estudos em Literaturas de Língua Portuguesa Moderna e Contemporânea).

Referências

CARPENTIER, Alejo. (prólogo). In: ______. O reino deste mundo. Trad. José Manoel Lopes. São Pedro de Estoril: Edições saída de emergência, 2010, p. 11-17.

CHIAMPI, Irlemar. O Realismo maravilhoso. São Paulo: Editora perspectiva, 1980.

LOPES, Tania Mara Antonietti. O Realismo Mágico na comunhão estética entre Memorial do Convento e Cem Anos de Solidão (dissertação de mestrado). Araraquara: UNESP, 2007.

LOPES, Leandro da Silva. As intermitências da morte, de José Saramago: um ensaio alegórico da infinitude, (dissertação de mestrado). Belo Horizonte: UFMG, 2014.

OLIVEIRA FILHO, Odil José de. O Fantástico, a alegoria e a obra de José Saramago.

Caderno Semanal Digital-UERJ, Rio de Janeiro, v. 14, n° 14, 2010, p. 90-101.

MÁRQUEZ, Gabriel García. Cem anos de solidão. Trad. Eliane Zagury. 48 ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 1967.

SARAMAGO, José. A Jangada de Pedra. Lisboa: Editores reunidos Lda, 1994.

Downloads

Publicado

2021-07-10

Como Citar

Lima da Silva, R., & Gonçalves Neto, N. (2021). OS DESCAMINHOS DO ENCONTRO: REALISMO MARAVILHOSO E DIÁLOGO LITERÁRIO EM CEM ANOS DE SOLIDÃO E A JANGADA DE PEDRA. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 8(1), 87–109. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/4173