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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Áreas temáticas

A Revista GEAMA é um periódico científico voltado a divulgar contribuições originais na forma de artigos científicos, revisões de literatura e notas técnicas, inéditos e com caráter relevante e inovador nas áreas das Ciências Ambientais e Biotecnologia. As Temáticas principais são: Tratamento de água e efluentes; Resíduos Sólidos; Emissões Atmosféricas; Recursos Hídricos; Bioenergia; Climatologia e Mudanças Climáticas, Recursos hídricos, Biotecnologia Ambiental, Química Ambiental, Agricultura e construção sustentável e Agroecologia.

Língua de Publicação

Os manuscritos poderão ser submetidos e publicados em português, inglês ou espanhol. A publicação em inglês/espanhol deve seguir as mesmas regras preconizadas para os artigos apresentados em língua portuguesa (de acordo com estas diretrizes) e deve constar dos mesmos padrões, seções e critérios. Nestes casos, deve ser incluído (anexo) necessariamente nos documentos complementares um Certificado de revisão do texto na língua inglesa/espanhola por profissional ou instituição gabaritados (declaração de revisão na língua estrangeira). A qualidade da tradução/revisão do texto é de responsabilidade exclusivamente dos autores. A revista se reserva a não aceitar artigos sem a devida qualidade do texto na língua de submissão, inclusive na língua portuguesa, assim de como aqueles sem a devida comprovação de revisão no idioma respectivo. Destaca-se que as publicações em língua inglesa ampliam a sua divulgação científica.

DOI

Digital Object Identifier (DOI) é um padrão para identificação de documentos em redes de computadores, como a Internet. Representa um sistema de identificação numérico para conteúdo digital, como livros, artigos eletrônicos e documentos em geral, atribuindo um número único e exclusivo a todo e qualquer material publicado (textos, imagens, etc). Além de ser um mecanismo utilizado para garantir o pagamento de direitos autorais através de um sistema de distribuição de textos digitais, o DOI também é útil para auxiliar a localização e o acesso de materiais na web, facilitando a autenticação de documentos. A Revista GEAMA está em fase de implantação do DOI para todas suas publicações aprovadas já para o ano de 2020, sem custos para seus autores.

Número máximo de autores das publicações

Para todas as publicações da Revista GEAMA o número máximo de autores é de até 6, sendo este também um critério de eliminação no caso de inadequação às normas de submissão. Não será possível adicionar mais autores após iniciado o processo de avaliação editorial do manuscrito.

Cadastro de autores e filiações

O documento de submissão (Template, Arquivo A) não deve conter nomes dos autores e respectivas filiações. Estes devem ser cadastrados diretamente na plataforma da Revista GEAMA no momento da submissão do manuscrito. O submissor deve preencher detalhadamente o nome completo de todos os autores na sequência que deverá aparecer na publicação final, assim como as respectivas filiações, Orcid e demais detalhes constantes no cadastro dos autores. Essas informações constarão no artigo final (não devem seguir entretanto, na versão de submissão do artigo), sendo de inteira responsabilidade do submissor seu preenchimento. O não preenchimento completo dessas informações poderá ser critério de não aceitação prévia do artigo. Os autores devem assinar na mesma ordem do cadastro a carta de concordância (Arquivo B).

Link para cadastro e submissão:

http://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/about/submissions#authorGuidelines

ORCiD

Os autores devem preferencialmente citar o seu número do ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) no momento da submissão para cada membro autor. O ORCiD é um identificador digital persistente para o autor. ORCiD está para o autor assim como o DOI está para um documento digital. O cadastro pode ser feito diretamente no site: https://orcid.org/register

Tipos de publicação

Artigo

Trabalho acadêmico ou científico que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados sucintos de uma pesquisa realizada de acordo com o método científico ou inferência conforme a hermenêutica das humanidades, cujo o conhecimento produzido é aceito por uma comunidade de pesquisadores (ABNT, 2003). Artigo científico relata trabalho original de pesquisa, em que a reprodutibilidade dos resultados está claramente estabelecida. Deve ser escrito em linguagem apropriada e organizado na seguinte ordem: título (português, inglês ou espanhol), nome completo dos autores, filiação institucional (apenas na versão final não devem ser apresentados no Template), resumo (português ou espanhol) e abstracts (inglês), palavras-chave (até 5) (português ou espanhol) e Key-words (inglês). Deve conter obrigatoriamente as seções: introdução, material e métodos, resultados e discussões, conclusões, agradecimentos (se cabível) e referências. O artigo completo deve conter entre 5 e 12 páginas, sendo  classificado como não aceito, se fora deste critério, independente do mérito.

Revisões de literatura

Tratam de texto narrativo de caráter científico com informações histórico-evolutivas, de característica exploratória e/ou analíticas, que estabeleça uma visão ampla do tema abordado e do estado da arte. Deve apresentar conceitos, teorias, dados e informações relevantes e atuais. Um número mínimo de referências exigido é de 50, sendo 50% destas mais recentes (até 10 anos). O texto deve seguir a sequência de apresentação e seções do artigo científico e ter um mínimo de 10 e um máximo de 20 páginas, sendo  classificado como não aceito, se fora deste critério, independente do mérito.

Nota técnica

Nota Técnica é um documento elaborado por técnicos especializados em determinado assunto devendo analisar o tema criticamente e contextualizá-lo adequadamente, devendo conter histórico e fundamento legal (se for o caso), baseados em informações relevantes e atuais. O texto deve seguir a sequência de apresentação e seções do artigo científico e ter um mínimo de 4 e um máximo de 7 páginas, sendo  classificado como não aceito, se fora deste critério, independente do mérito.

ESTRUTURA DO MANUSCRITO

Introdução

Deve destacar a importância da pesquisa, a problemática envolvida, sua relevância, bibliografia e o estado da arte e possíveis soluções relacionadas. As hipóteses ou objetivos do trabalho devem ser incluídos no último parágrafo de forma sucinta.

Material e métodos

Deverá incluir detalhes, em ordem lógica, os passos que conduziram a pesquisa de forma objetiva e sucinta. Devem ser indicados os materiais, equipamentos, aparatos experimentais, métodos, procedimentos, normas, com as suas respectivas fontes, referências e adaptações, caso tenham ocorrido (devidamente justificados). O local da pesquisa, o período de ocorrência também devem ser indicados, se necessário, para uma melhor compreensão do estudo.

Resultados e discussões

Devem apresentar os resultados em conjunto com as discussões sobre os mesmos, referenciando-os e comparando-os adequadamente, com a literatura científica. Podem ser apresentados na forma de Tabelas, Gráficos, Figuras e Esquemas, de acordo com as orientações gerais (indicadas por este Template).

Conclusão

As conclusões devem dar resposta aos objetivos, com base nos resultados obtidos, discussões realizadas e referências citadas.

Agradecimentos

Citar a instituição preferencialmente, e se necessário o pesquisador, professor ou colaborador. Agradecer aos órgãos de fomento com nome por extenso e sigla, se houver, e se necessário citar  o número do processo. Se não houver necessidade deste item deve ser suprimido do corpo do manuscrito.

Referências

Devem ser apresentadas de acordo com a última versão publicada da NBR ABNT 6023/19. Critérios adicionais devem ser observados para as referências citadas:

  • Preferencialmente ter pelo menos 70% das referências citadas de revistas científicas com no máximo 10 anos de publicação;
  • Até 30% dessas podem ser de dissertações, teses, páginas da web (dados numéricos, de organizações como FAO, IBGE) e livros. 
  • Evitar publicações em congressos, anais, eventos, sem ISSN, assim como publicações de jornais de notícias etc.

Obs1: Não devem ser usadas notas de rodapé no texto para Referências Bibligráficas, que devem ser citadas diretamente no texto (assim como notas explicativas não devem ser utilizadas).

Obs2: Uso de programas gerenciadores de referências para facilitar a formatação correta de referencias bibliográficas é recomendável.

Obs3: Faz-se necessario adicionalmente que os artigos de revista com DOI citem-no na referencia, mesmo não sendo norma da ABNT referida, mas sendo uma exigência extra da Revista GEAMA, como uma Boa Prática de Publicação, internacionalemene praticada. 

Template

O Template (Arquivo A) é uma diretriz para que os autores submetam seus manuscritos dentro da padronização estabelecida pela Revista GEAMA. Deve ser utilizado para a redação do texto prévio da publicação, possuindo os estilos de formatação e seus elementos acessórios, devendo ser utilizado como modelo obrigatório. Deve ser salvo e submetido no software Microsoft Word® apenas (.doc), não sendo aceitos outros formatos (.pdf). O não envio deste documento ou seu preenchimento incorreto no momento da submissão poderá ser critério de não aceitação prévia do artigo.

Documentos complementares

O principal documento complementar obrigatório a ser apresentado no momento de submissão é a Carta de Concordância dos Autores (Arquivo B). A ordem de apresentação dos autores no cadastro do sistema e na carta de concordância deve ser: em primeiro o autor principal e por último o orientador do trabalho, sendo os demais autores (até 4) apresentados na ordem decrescente de importância a partir do primeiro até o ultimo autor. A ordem indicada dos autores pelo submissor no sistema, assim como as afiliações informadas será a mesma que constará na versão final do artigo, sendo estas informações de exclusiva responsabilidade do submissor. O não envio deste documento ou seu preenchimento incorreto no momento da submissão poderá ser critério de não aceitação prévia do artigo. Para artigos em língua inglesa/espanhola deverá ser encaminhado um Certificado de Revisão do Texto na língua inglesa/espanhola por profissional ou instituição gabaritados (declaração de revisão na língua estrangeira),como já esclarecido no ítem língua de publicação. O não envio deste documento para artigos em língua não portuguesa no momento da submissão poderá ser critério de não aceitação prévia do artigo. Outros documentos como Permissões e autorizações especiais: aspectos éticos, pesquisa com pessoas, animais e patrimônio genético devem ser anexados também como documentos complementares.

Permissões e autorizações especiais: aspectos éticos, pesquisa com pessoas, animais e patrimônio genético  

Destacam-se nos trabalhos, dentro ou fora do território brasileiro, que fizeram uso de permissões e autorizações especiais em termos de aspectos éticos, legais, pesquisas com seres humanos ou experimentação com animais, uso de genoma ou pesquisa com patrimônio genético, do conhecimento tradicional associado aos povos indígenas e comunidades isoladas; propriedade intelectual; certificado de qualidade de biossegurança para produtos transgênicos; entre outros, os autores da contribuição cientifica deverão, no momento da submissão, cópia da(s) licença(s), permissão(ões) e/ou autorização(ões) ou cópia(s) do(s) protocolo(s) de submissão da(s) proposta(s) para obtenção da(s) licença(s) ou permissão(ões) a que se fizerem necessários a realização dos trabalhos. O arquivo deve ser anexado em formato “.pdf”, como documento complementar, sendo estes de acesso unicamente do editorial. Esses documentos serão avaliados previamente (pré-editorial) como fundamentais a submissão e, caso não sejam corretamente enviados ou caso o editorial entenda que não são suficientes a demanda do artigo, este não seguirá o fluxo editorial, sendo rejeitado ainda nesta fase. Caso os autores tenham dúvidas, estes devem contactar diretamente o editorial da revista para evitar rejeições desnecessárias. Além do(s) documento(s) os protocolos e autorizações devem estar explicitamente citados na metodologia do trabalho incluindo órgão emissor e numeração protocolar.

Formatação do texto

A submissão deve ser realizada utilizando o Template (Arquivo A) disponibilizado seguindo as predefinições contidas neste. A página deverá estar em formato tamanho A4, orientação retrato, em duas colunas com espaçamento simples, fonte Times New Roman, tamanho 9,5, justificado. O título deve estar em fonte Times New Roman, tamanho 16, justificado e o subtítulo (inglês) em fonte Times New Roman, tamanho 14, itálico. Cada parágrafo deve começar a 1,0 cm da borda da coluna. As margens superior esquerda e inferior direita devem ser formatadas com 2,0 cm. A inclusão de subseções é opcional. Chamadas de seções e subseções (se houverem) devem estar em fonte Times New Roman, tamanhos 14 e 12, respectivamente, centralizados. As referências devem ser apresentadas em fonte Times New Roman, tamanho 8, justificadas. Não deve haver espaços em branco ao longo do artigo.

Obs: Detalhes adicionais no Template (Arquivo A).

Unidades métricas, siglas e abreviaturas

Todas as unidades métricas mencionadas no artigo devem ser expressas usando o Sistema Internacional de Unidades (SI), preferencialmente. As siglas e abreviaturas citadas devem ser expressas em letras maiúsculas e descritas por extenso, entre parênteses, na formatação e idioma em que está sendo citado.

Tabelas, imagens, quadros, gráficos e equações

As tabelas, quadros, imagens, gráficos e equações devem obrigatoriamente ser chamados no texto e ser apresentados na sequência de sua citação. Devem ser auto explicativos, objetivos, legíveis, apresentar legendas (se for o caso, sobretudo quando contivereem siglas e abreviaturas) e unidades para os parãmetros/variáveis citados (SI).

Tabelas e gráficos poderão ser formatados nos Modelos A ou B (do Template). As chamadas de tabelas, quadros, gráficos e figuras devem estar em fonte Times New Roman, tamanho 8, espaçamento simples e serem exibidas acima destas. Legendas ou comentários devem estar abaixo dos mesmos, alinhados e centralizados com a tabela, quadro ou figura correspondente, em fonte Times New Roman, tamanho 8. As fontes bibliográficas (ou própria autoria) da Tabela, Gráfico, Foto ou Figura devem ser citados abaixo dos mesmos em fonte Times New Roman, tamanho 8, alinhados a direita (segundo Modelos A, B, C do Template de submissão).

Gráficos, esquemas, diagramas e fotos devem ser considerados como Figuras, assim denominados e citados no texto (Modelo C do Template). Estes elementos devem apresentar qualidade de imagem, suficiente para leitura e compreensão clara das informações em versão impressa. Gráficos deverão ser preferencialmente formatados em fundo branco, com seus elementos representativos em preto e branco, mas podendo, se necessário, apresentar cores para destaques. Evitar molduras nos elementos gráficos. As Equações devem preferencialmente ser escritas no Equation® do software Microsoft Word® ou similares compatível com o Microsoft Word, sendo chamadas no texto pela palavra “Equação”, seguida do seu número (Ex: Equação 1) em algarismos arábicos (1, 2, 3, etc). A equação também deve ser seguida e referenciada pela sigla “Eq.”, com numeração correspondente e entre parênteses: Exemplo (Eq.1). Essa referência da equação deve seguir junto da mesma, alinhada à direita e na mesma linha. Evitar utilizar Fotos ou Figuras para apresentar as Equações no texto, visto que reduzem sua qualidade e alteram sua formatação original.

Obs: Para fotos de autoria própria não são necessárias documentações de liberação de direitos autorais. Fotos e imagens de outros autores devem citar o autor da mesma, o ano creditando a este o direito autoral de imagem.

Formato do arquivo para submissão

Documento final (Template preenchido e alterado pelo autor) formatado deverá ser salvo e enviado para submissão em formato docx/doc. Arquivos enviados fora do formato serão classificados como não aceitos independente do mérito. A submissão deverá ser feita via plataforma on line da Revista GEAMA após cadastramento do submissor do artigo e demais autores e filiações. Na versão de submissão não devem ser citados os autores.

Critérios de aceitação e rejeição (pré-editorial e editorial)

O Corpo Editorial da Revista GEAMA faz uma análise prévia (pré-editorial) de todos manuscritos submetidos, sendo observados, à princípio, a adequação quanto à temática da revista, a qualidade científica da publicação, a adequação às normas de submissão da Revista, o cadastro dos autores e filiações no sistema e a inclusão dos documentos complementares. Neste momento também é realizada uma avaliação para verificação de plágio e adequação a questões de natureza ética. Quaisquer desses critérios, se não atendidos, poderá levar a não aceitação prévia do manuscrito, antes mesmo do encaminhamento deste para os revisores. A revista reserva-se, independente disso, da não aceitação de artigos que julgar não adequados a temática, qualidade e proposta científica da revista, independente do mérito, sendo esta uma decisão da equipe editorial.

Obs: Caso o autor sinta-se em dúvida sobre o interesse da revista em avaliar o manuscrito de seu trabalho, e termos da área de aplicação, tema ou abrangência deste, os autores têm a opção de fazer uma consulta prévia ao editorial evitando assim rejeições na etapa pré-editorial e perda de tempo dos autores na adequação as normas de submissão.

Revisão do manuscrito: dinâmica, fluxo e tempo editorial

A revista GEAMA realiza revisão por pares (peer review) às cegas. O quadro de revisores da revista GEAMA é composto de renomados pesquisadores, professores e profissionais doutores, sendo o manuscrito avaliado por especialistas da área temática do mesmo (sem conhecimento dos autores e filiações). Artigos e notas técnicas serão avaliados por até 3 revisores, enquanto as revisões bibliográficas até 4. Todos os manuscritos que forem rejeitados por 2 ou mais revisores serão rejeitados. O tempo médio após vencida a etapa pré-editorial é geralmente de 4 a 6 meses, mas podendo se extender até 12 meses a depender da velocidade das respostas dos revisores e autores.  

Casos omissos

A orientação final sobre situações, de quaisquer natureza, não previstas nas normas de submissão e referentes a qualquer etapa do processo editorial de documentos submetidos, em análise ou recusados pela Revista GEAMA, será dada pela equipe Editorial, a partir dos princípios éticos e objetivos científicos balizadores da publicação, sendo esta uma decisão exclusiva desta Comissão. 

DOCUMENTOS:

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Deve ser uma contribuição original e inédita, não ter sido publicado em parte ou completo em outro periódico, revista, anais de congressos/seminários/simpósios e eventos. A responsabilidade ética e científica do cumprimento dessa condição ficará sob responsabilidade única dos autores. 

  2. Deve possuir contribuições significativas e científicas alinhadas com as áreas temáticas da revista;
  3. Deve ser submetido em um dos idiomas: inglês, português ou espanhol, sendo obrigatório o resumo na língua escolhida para submissão e o abstract obrigatoriamente em inglês. Nestes casos, deve obrigatoriamente ser incluído EM ANEXO, nos documentos complementares um certificado de revisão do texto na língua inglesa/espanhola por pessoa física ou jurídica com conhecimento na língua nativa atestando sua adequação (declaração de revisão na língua estrangeira).

  4. Deverá ser submetido de acordo com as normas e configurações estabelecidas pela revista (DIRETRIZES DA REVISTA, CONDIÇÕES E NORMAS DE SUBMISSÃO).  (Modelo A em Diretrizes de Submissão).

  5. Deverá obrigatoriamente enviar uma Carta de Concordância com assinatura de todos autores (Arquivo B em Diretrizes de Submissão) [inserir em documentos suplementares]. Todos os autores devem concordar com a DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, POLÍTICAS DE LIVRE ACESSO e declarar não haver conflito de interesse.

  6. Os autores e suas respectivas filiações devem ser cadastrados diretamente na plataforma da revista no momento da submissão do manuscrito. Não será possível adicionar autores, alterar nomes ou filiações após iniciado o processo de avaliação editorial do manuscrito. As informações fornecidas serão de responsabilidade única do autor que cadastrou e submeteu o manuscrito.
  7. Estar ciente que os prazos de avaliação dos revisores, das alterações e melhorias no texto sugeridas e resubmissão dos manuscritos interferirão no tempo de aprovação ou não do manuscrito e que serão respeitados os fluxos editorias na ordem de atendimento das demandas da revista.
 

Declaração de Direito Autoral

As Políticas Culturais em Revista aplica a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional para os trabalhos que publica. Esta licença foi desenvolvida para facilitar o acesso aberto - ou seja, o acesso livre, imediato, e a reutilização irrestrita de trabalhos originais de todos os tipos. Nossos autores mantêm os direitos autorais mas, sob essa licença, concordam em deixar os artigos legalmente disponíveis para reutilização, sem necessidade de permissão ou taxas, para praticamente qualquer finalidade. Qualquer pessoa pode copiar, distribuir ou reutilizar esses artigos, desde que o autor e a fonte original (Políticas Culturais em Revista) sejam devidamente citados.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.