Desenvolvimento e usabilidade de módulo didático de baixo custo para ensaios de tubo gotejadores | Development and usability of didactic low cost module for drip tubes tests

Autores

  • Alex Nunes de Almeida Engº Agrônomo, Mestrando, Departamento de Engenharia de Biossistemas, USP/Piracicaba - SP. http://orcid.org/0000-0003-3882-2643
  • Ivan Luiz da Costa Engº Agrônomo.
  • José Paulo Vicente Ferreira Engº Agrônomo, Professor Pronatec UFRPE 2015, Téc. Resp. na Empresa Agroinova Projetos e Assistência Técnica Rural, 534, Bom Conselho, PE.
  • Anízio Godói Honorato Engº Agrônomo
  • Ralini Ferreira de Melo Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Rua Dom Manoel de Medeiros S/N Dois Irmãos.
  • Lindomário Barros de Oliveira Engº Agrônomo, Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Lanagro General Sam Martim, 1000, Bongi, Refice, PE.

Palavras-chave:

análise qualitativa, irrigação localizada, modelagem tridimensional

Resumo

No mercado de irrigação a quantidade de produtos disponíveis para sistemas localizados cresce a cada dia, em particular, produtos como tubogotejadores podem operar em campo nas mais diversas condições de serviço, onde um dos motivos é que estes produtos podem apresentar diferentes características de fabricação. Assim havendo a necessidade de estudos quanto a sua funcionalidade em condições variadas, porém controladas e pré-definidas, com base nessa problemática este trabalho visou a criação de um módulo didático para ensaios de tubogotejadores com uso direcionado à pesquisa e ensino. Com posse de planta baixa e ferramentas para desenvolvimento tridimensional pôde-se projetar um modelo virtual do módulo (bancada) o qual serviu de escopo para a construção de uma bancada física em estrutura de madeira reaproveitada a partir de estrados, que pudesse ser de baixo custo e que tornar possível a realização de ensaios. Como resultado foi obtida uma bancada para ensaios com dimensões de 7 x 1 x 1 m, capaz de realizar ensaios de até 10 linhas simultaneamente. Conclui-se que é possível construir um módulo didático de baixo custo, que possibilite o auxílio do ensino e pesquisa para alunos de graduação.

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Referências

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Publicado

2016-04-25

Como Citar

Almeida, A. N. de, Costa, I. L. da, Ferreira, J. P. V., Honorato, A. G., Melo, R. F. de, & Oliveira, L. B. de. (2016). Desenvolvimento e usabilidade de módulo didático de baixo custo para ensaios de tubo gotejadores | Development and usability of didactic low cost module for drip tubes tests. Revista Geama, 2(1), 1–7. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/554

Edição

Seção

EMISSÕES ATMOSFÉRICAS