FATORES LIMITANTES NA EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UM PONTO DE CONTROLE DE UMA PREFEITURA MUNICIPAL

Autores

  • Florisvaldo Cunha Cavalcante Júnior Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Alessandra Carla Ceolin Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Saulo Eduardo Matias Pereira Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Contribuição, Dificuldades, Controladoria, Sistemas de Informação

Resumo

A tecnologia faz parte das mais diversas realidades organizacionais. O uso ideal da tecnologia e, consequentemente, dos sistemas de Informação (SI) pode trazer informações diferenciadas e otimizar o processo de tomada de decisão nessas organizações. No momento de implementação dos SI, as organizações visam a questão da eficiência e eficácia desses sistemas para a melhoria de seus processos e de seus resultados. Dessa forma, essa pesquisa objetiva entender os fatores limitantes da eficiência e eficácia dos SI, abordando a realidade organizacional da administração pública e tendo como seu escopo um ponto de controle em uma prefeitura do interior do estado de Pernambuco. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa possui caráter exploratório e descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionário semiestruturado para o entendimento e contextualização da percepção acerca do uso dos SI. São apresentados resultados a partir do entendimento acerca dos perfis dos servidores, como se dá a relação entre os sistemas e usuários, além de características do sistema vigente. Foi constatado que existe um alto índice de insatisfação sobre a eficiência e a eficácia dos sistemas utilizados pelos servidores no ponto de controle analisado, principalmente no que se refere ao suporte e fiscalização do sistema, além da falta de integração com outros sistemas. A implantação de um sistema, não necessariamente significa eficiência e eficácia nas atividades, é necessário um conjunto de fatores, que vão desde a customização do sistema, treinamento e supervisão/fiscalização, dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Florisvaldo Cunha Cavalcante Júnior, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSERTÃO-PE), Mestrando em Controladoria pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina (FACAPE).

Alessandra Carla Ceolin, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora vinculada ao Departamento de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Possui doutorado e Pós-doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Comércio Exterior e Administração pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Atua principalmente com os temas gerenciamento de processos e de projetos, sistemas de informação, textmining/datamining, assimetria de informação, inovação, administração rural e agronegócios.

Saulo Eduardo Matias Pereira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduação em andamento em Administração pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Referências

Amorim, F. R. B., & Tomaél, M. I. (2012) A Influência da Cultura Organizacional na utilização de Sistemas de Informações em Organizações Públicas. Inf. Prof., Londrina, Vol. 1, n. 1/2, pp. 56 – 76, jul./dez.

Andrade, D. G. D., & Falk, J. A. (2001). Eficácia de sistemas de informação e percepção de mudança organizacional: um estudo de caso. Revista de administração contemporânea, 5(3), 53-84.

Berner, C. l (2009) Sistema de informação gerencial: ferramenta de suporte a contabilidade. Maringá Management: Revista de Ciências Empresariais, 6 (2), 17-21.

Beuren, I. M. (2003) Como Elaborar Trabalhos Monográficos em Contabilidade. São Paulo: Atlas.

Borinelli, M. L. (2006). Estrutura conceitual básica de controladoria: sistematização à luz da teoria e da práxis (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).

Brasil. (2009) Resolução 0001/2009 do Tribunal de Contas de Pernambuco. Dispõe sobre a criação, a implantação, a manutenção e a coordenação de Sistemas de Controle Interno nos Poderes Municipais e dá outras providências. Recife, PE, abr.

Dias, D. D. S., Mendes Neto, J. F. S., & Bahiense, G. (1993). Eficácia de sistemas de informação, participação do usuário e mudança organizacional. XVII ENCONTRO ANUAL DA ANPAD (1993: SALVADOR). Anais... Salvador: ANPAD, 2, 163-172.

Gaete, L. (2010). Análise da resistência a sistemas de informação: a percepção dos gestores de tecnologia da informação acerca de sistemas ERP (Doctoral dissertation).

Lapointe, L., & Rivard, S. (2005). A multilevel model of resistance to information technology implementation. MIS quarterly, 461-491.

Laudon, K. C., & Laudon J. P. (2007) Os Sistemas de informação empresariais na sua carreira. Sistemas de informação gerenciais 7a ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Laudon, K. C., & Laudon, J. P. (2009) Sistemas de informação gerenciais: administrando a empresa digital. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2009.

Löbler, M. L., Avelino, A. F. A., Moura, G. L., & Simas, I. G. (2014). Sistemas de Informação e Mudança Organizacional: Estudo de Caso em uma Instituição Federal de Ensino Superior. In Congresso Nacional de Excelência em Gestão.

Marinho, A. R. M., Hoppen, N., & Vallandro, L. F. J. (2015). Investimentos em tecnologia da informação: um estudo bibliométrico em eventos e periódicos brasileiros. Revista Electronica de Sistemas de Informaçao, 14(3), 1.

Martins, P. L., Melo, B. M., Queiroz, D. L., & Borges, R. de O. (2012). Tecnologia e sistemas de informação e suas influencias na gestão e contabilidade. IX SEGeT. Recuperado em 10 de maio de 2018, de, http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/28816533.pdf

Martins, R. B. (2008) Metodologia científica: como tornar mais agradável a elaboração de trabalhos acadêmicos. 1. ed. Curitiba: Juruá.

Medeiros Júnior, A., Perez, G., & Lex, S. (2014). Utilização da Rede Analítica Para a Seleção de Sistemas Integrados de Gestão (ERP) Alinhados à Estratégia de Negócio. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, 11(2), 277-296.

Meirelles, F. de S., & Longo, L. (2014). Adoção de plataforma estratégica de tecnologia de informação e comunicação: análise baseada no modelo UTAUT. Revista da FAE, 17(1), 110-125.

Michel, M. H. (2005) Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas.

Suzuki, R & Rocha, W. (2008, novembro). Fatores limitantes na implantação de sistemas de custos em empresas de porte médio: um estudo de caso. XV Congresso Brasileiro de Custos. Curitiba, PR, BR.

Nascimento, D. J., Bento, M. L., Silva, V. P., Nascimento, L. G., & Pederneiras, M. M. M. (2016) Características do Uso de Sistemas ERPS na Gestão de Informações e Controladoria no Ramo da Construção Civil: Um Estudo de Caso Numa Empresa Paraibana. I SIPCONT. Simpósio de Controladoria da UFRPE. Anais... Recife, 19 e 20 de agosto de 2016.

Oliveira, L. C. de (2016). Recursos de tecnologia da informação: modo de emprego e caráter estratégico. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, 15(3), 1-24.

Oliveira, L. M., Junior, J. H. P., & Silva, C. A. Dos S. (2009) Controladoria Estratégica. 5a ed., São Paulo: Atlas.

Padoveze, C. L. (2009) Contabilidade Gerencial – Um enfoque em sistema de informação contábil. 5a ed. São Paulo: Atlas.

Pinto, N. G. M., & Coronel, D. A. (2017). Eficiência e eficácia na administração: proposição de modelos quantitativos. Revista UNEMAT de Contabilidade, 6(11).

Prado, E. P. V., Castro, R. P. de S., & Albuquerque, J. P. de (2010). Barreiras na implantação de sistemas de informação de uma instituição de saúde: A importância dos fatores humanos e de gerenciamento. Revista de Administração, contabilidade e economia da FUNDACE, 1(1).

Rebién, A. R., & Amorim, A. V. D. (2008). Controladoria na administração pública municipal: estudo de modelo para prefeitura de Nova Santa Rita. In CONGRESSO DE CONTABILIDADE (Vol. 18).

Silva, L. O. dos A., Méxias, M. P., & Vieira Neto, J. (2015). Fatores críticos de sucesso na implementação de um sistema de integrado de gestão: uma abordagem no mercado de seguros. Sbijournal, (49).

Slack, N., Chambers, S., & Johnston, R. (2009) Administração da Produção. 3ª ed. São Paulo: Atlas.

Teles, B. A. W., & Amorim, M. D. (2013). Superando dificuldades na implantação dos sistemas de informação nas organizações. FOCO: Revista de Administração da Faculdade Novo Milênio, Espírito Santo, 6(1), 1-15.

Thornett, A. M. (2001). Computer decision support systems in general practice. International Journal of Information Management, 21(1), 39-47.

Zanatta, A., Albarello, C. B., & Cesaro, N. H. de (2007). Sistemas de informação e o processo decisório: um estudo de caso. Revista de Administração, 6(10), 11-30.

Downloads

Publicado

2018-12-04

Como Citar

Cavalcante Júnior, F. C., Ceolin, A. C., & Pereira, S. E. M. (2018). FATORES LIMITANTES NA EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UM PONTO DE CONTROLE DE UMA PREFEITURA MUNICIPAL. Management Control Review, 3(1), 2–14. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/managementcontrolreview/article/view/2123

Edição

Seção

Artigos