BENEFÍCIOS DA ADOÇÃO DO SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS NAS CONTRATAÇÕES DE BENS E SERVIÇOS: UMA ANÁLISE NO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMIÁRIDO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Autores

  • Maria da Conceição de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria Daniella de Oliveira Pereira da Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.51720/mcr.v4i1.2510

Palavras-chave:

Sistema de Registro de Preços, Contratações, Vantagens

Resumo

O estudo analisou os benefícios do sistema de registro de preços no processo de contratações de bens e serviços públicos. Para isso, foi realizada uma entrevista com servidores públicos, responsáveis por compras, no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA, Campus da Universidade Federal de Campina Grande. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, e foi executada por meio de um estudo de caso. Os resultados demonstraram que a adesão ao sistema de registro de preços é cada vez maior no Campus analisado; quanto as vantagens, foi apontado que o sistema possibilita celeridade processual, redução do número de licitações e a redução dos custos. Em relação às desvantagens foi levantado que existem situações em que os fornecedores não atendem ao quantitativo solicitado, existe a ocorrência de atrasos nas entregas e dependência de outras instituições que gerenciam o processo. Ante o exposto, foi constatado que o sistema de registro de preços é um instrumento que favorece as compras no Campus analisado, e vem se firmando como uma ferramenta de auxílio relevante para a gestão, proporcionando uma melhor abordagem e aperfeiçoamento no processo de compras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bado, M. L. (2017). O Princípio Constitucional da Eficiência e as Compras Públicas por Sistema de Registro de Preços. Revista do Ministério Público de Contas do Estado do Paraná, n. 6.

Decreto n. 7.892, de 23 de janeiro de 2013. Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/decreto/d7892.htm

Di Pietro, M. S. Z. (2018). Direito administrativo (31a ed. rev., e ampl.). Rio de Janeiro: Forense.

Farias, R. S., & Xisto, L. S. (2015) O sistema de registro de preços (srp) na visão dos principais autores brasileiros. Revista Eletrônica da Fanese, Vol. 4, n. 1.

Justen F. M. (2016). Curso de Direito Administrativo. Revista dos Tribunais, 4 ed.

Lei n. 8.666 de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8666cons.htm

Madruga, E. A., Schneider, M. C. K., Luz, E. F.; Martins, W. (2013). Compras Compartilhadas através do Sistema de Registro de Preços do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113187

Maior Filho, U. G. S. (2018). Transparência no Sistema de Registro de Preços: um estudo de caso no Instituto Federal da Paraíba - campus Campina Grande. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil.

Medauar, O (2018). Direito Administrativo Moderno (21 ed.). Belo Horizonte: Fórum.

Oliveira, S. A. M., Torres, K. A.; Mendonça, F. M.; Borba, E. L.; Martins, P. L. (2017). A influência econômica do Sistema Registro de Preços junto as contrações do 4º grupo de Artilharia Antiaérea. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Resende, Rio de Janeiro, Brasil, XIV.

Pereira, I. A. (2014). Análise da utilização do Sistema de Registro de Preços nas licitações públicas realizadas pelo Tribunal de Justiça da Paraíba. (Monografia). Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.

Pereira, L. C. B (1997). A Reforma do Estado dos anos 90: Lógica e Mecanismos de Controle. Brasília. Cadernos MARE da Reforma do Estado. Recuperado de www.bresserpereira.org.br/documents/mare/cadernosMare/caderno01.pdf

Prodanov, C. C.; Freitas, E. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. (2 ed.). Nova Hamburgo: Feevale.

Ribeiro, F. M. L. (2017). Sistema de Registro de Preços: um estudo de caso do uso do pregão no processo de compras de bens no município de São José do Vale do Rio Preto-RJ. Revista de Administração, Sociedade e Inovação - RASI, Vol. 3, n. 1, pp. 85-99.

Silva, C. J. C. (2015). A licitação para o Sistema de Registro de Preços como ferramenta eficiente no planejamento e gestão orçamentária. (Trabalho de conclusão de curso de Especialização). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Silva, K. B., Brito, D. H. S. (2017). A eficiência do sistema de registro de preço na modalidade pregão eletrônico na administração pública. Revista Facthus de Administração e Gestão - REFAG. Vol. 1, n. 2.

Viana, J. S., Moniz, M. C., Sousa, N. N. V., Rodrigues, F. A. S.; Xavier, A. R. (2017) Sistema de Registro de Preços: vantagens da sua utilização nas compras públicas. Encontro Internacional de Jovens Investigadores, Fortaleza, CE, Brasil, III.

Downloads

Publicado

2019-11-25

Como Citar

de Oliveira, M. da C., & Pereira da Silva, M. D. de O. (2019). BENEFÍCIOS DA ADOÇÃO DO SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS NAS CONTRATAÇÕES DE BENS E SERVIÇOS: UMA ANÁLISE NO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMIÁRIDO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. Management Control Review, 4(1), 12–31. https://doi.org/10.51720/mcr.v4i1.2510

Edição

Seção

Artigos